Semana Nacional Antidrogas chega a sua 8ª edição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre na próxima quarta-feira (21/6) a 8ª Semana Nacional Antidrogas, promovida pela Secretaria Nacional Antidrogas. Ronaldinho Gaúcho será personagem do projeto Diga Sim à Vida. 

O esforço do Brasil para garantir a implementação dos pressupostos e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas e desenvolver uma Política Nacional sobre o Álcool já está dando resultados positivos. Na solenidade de abertura da 8ª Semana Nacional Antidrogas (www.senad.gov.br), marcada para a próxima quarta-feira (dia 21), às 10h, no Palácio do Planalto, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Conselho Nacional Antidrogas e ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Jorge Armando Felix irão anunciar um balanço das conquistas do Governo na prevenção ao uso indevido de drogas e novos projetos de redução da demanda, coordenados pela Senad.

Entre eles está o Diga Sim à Vida, que conta com a parceria do Ministério da Educação e do cartunista Maurício de Sousa na elaboração de cartilhas e jogos da Turma da Mônica com mensagens de prevenção ao uso de drogas para o público infantil. O material será distribuído nas escolas da rede pública de ensino e tem a participação do jogador da seleção brasileira, Ronaldinho Gaúcho, como personagem das historinhas.  
 Na solenidade, o presidente Lula também premiará os vencedores dos concursos nacionais de cartazes, de fotografia e jingle. Na ocasião, também serão entregues também os Diplomas de Mérito pela Valorização da Vida, conferidos pela Secretaria Nacional Antidrogas, às pessoas e instituições, em reconhecimento a significativa contribuição nas ações de implementação e fortalecimento da Política Nacional sobre Drogas. Estarão presentes além de ministros de Estado, o secretário Nacional Antidrogas Paulo Roberto Uchôa e outras autoridades, além de crianças de escolas da rede pública, líderes comunitários que tenham se destacado na prevenção ao uso de drogas em suas comunidades, jornalistas e o cartunista Maurício de Sousa.  

É importante ressaltar que os projetos da Senad abrangem todos os segmentos da sociedade: família, escola, trabalho e comunidade, gerando melhoria na qualidade de vida da população. Serão apresentados na solenidade casos de comunidades, onde o trabalho de prevenção ao uso de drogas da Senad trouxe redução da evasão escolar, da violência doméstica e de casos de abuso sexual.

 Para encerrar a 8ª Semana Nacional Antidrogas, a Senad promoverá no próximo dia 25 de junho a 6ª Corrida pela Vida. A expectativa da organização é reunir mais de três mil pessoas de todas as idades no evento.  As inscrições podem ser realizadas pelo site www.senad.gov.br ou nos postos de inscrição relacionados no portal. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível, exceto sal. Os alimentos serão doados ao Programa Fome Zero do Governo Federal.

Fonte: Senad