Políticas públicas são temas de encontro em Pernambuco

Representantes do Ministério da Saúde, pesquisadores, professores universitários e trabalhadores brasileiros e de diversos países das Américas debatem, na próxima semana, temas estratégicos para a saúde, principalmente o processo

O objetivo do encontro, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde, é intensificar a cooperação entre os países sul-americanos, para melhorar as políticas de saúde pública no continente. O ministro da Saúde, Agenor Álvares, foi convidado para a abertura do encontro, na noite de segunda-feira (19), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Entre os temas que constam da programação estão o financiamento à saúde, a importância dos conselhos de saúde, a atuação da vigilância sanitária e a humanização no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Paralelamente ao encontro, será realizada a feira Brasil: Aqui tem SUS, com exposição, em vários estandes, de vídeos, pôsteres e livros de ciências humanas, além de projetos de instituições públicas.

Um dos participantes da mostra institucional é o Instituto de Tecnologia e Fármacos (Farmanguinhos), com sede no Rio de Janeiro. A instituição, que produz medicamentos para o Ministério da Saúde, é responsável pela fabricação anual de dois bilhões de comprimidos, cápsulas e pomadas para doenças como aids, tuberculose, malária, hanseníase e hipertensão.

O congresso será encerrado na quinta-feira (22), com uma caminhada dos participantes até a Basílica do Carmo, em Recife. No local, será realizado ato público pela paz, seguido de show musical.