Chávez visita Rússia em julho

Segundo informações da embaixada da Venezuela em Moscou, o presidente venezuelano irá analisar com as autoridades russas o estado das relações bilaterais russo-venezuelanas, a cooperação ene

No roteiro do presidente Hugo Chávez está visita à cidade Volgogrado, às margens do Volga, dia 25. E nos dias 26 e 27 conversações em Moscou, segundo fontes da missão diplomática venezuelana na capital russa.

 

Recentemente, Chávez anunciou que seu país está interessado em comprar 24 aviões de combate Su-30 como alternativa às restrições impostas pelos Estados Unidos à Venezuela. Washington suspendeu a venda de armas a Caracas alegando que o país pouco colabora com o combate ao terrorismo, em particular equipes e manuntenção para modernizar 22 caças F-16 norte-americanos adquiridos há mais de 20 anos.

 

Fontes da embaixada venezuelana indicaram que o governo de Caracas também tem interesse em comprar aviões de passageiros Il-96 e Yak-130 para capacitar e treinar pilotos militares. Entre outros prováveis projetos, especialistas russos e venezuelanos tem assinalado a possibilidade de erigir em território venezuelano uma fábrica para a produção de fuzis automáticos Kalashnikov.

 

O governo venezuelano comprou há dois anos 100 mil fuzis k-103 kalashinikov e 15 helicópteros cujas primeiras entregas se efetuaram no mês passado. Recentemente o general Alberto Muller, membro do Estado Maior das Forças Armadas da Venezuela declarou que seu país está interessado no sistema de defesa antiaérea e em peças de artilharia.

 

Rússia e Venezuela cooperam também no âmbito energético: o consórcio russo Gazprom realiza prospección de gás natural em território venezuelano e a petrolífera russa Lukoil anunciou sua intenção de investir até 1 bilhão de dólares na exploração de jazidas venezuelanas.

 

Da Redação

Com agências.