Bolívia apresenta plano para criar 90.000 empregos ao ano

O governo da Bolívia pretende criar 90.000 empregos ao ano, ao lado de um crescimento anual de 7,6% somado a investimentos totais de 12,7 bilhões de dólares em cinco anos, segundo o Plano Nacional de Desenvolvimento, apresentado em La Paz.

O projeto foi divulgado pelo ministro do Planejamento, Carlos Villegas, durante um ato no Palácio de Governo na sexta-feira, na presença do presidente Evo Morales. O objetivo do governo é a erradicação dos níveis de pobreza extrema mediante um amplo programa social voltado para a mudança para construir uma Bolívia democrática, destacou Villegas.

Villegas fez uma projeção de investimentos para os próximos cinco anos de 12,7 bilhões de dólares, dos quais 6,883 bilhões serão de investimentos públicos, e 5,983 bilhões de particulares. O investimento privado deverá estar presente na mineração, no setor de hidrocarbonetos, na industralização de ambos os setores, na geração de energia elétrica, passando pela indústria manufatureira e a atividade agropecuária. Villegas prognosticou que o crescimento do PIB começará este ano com uma taxa de 4,1% e que em cinco anos chegará a 7,6%.

O financiamento do Programa Nacional de Desenvolvimento, com a inclusão de obras sociais em saúde, educação, programas de emergência trabalhista, assim como ajuda aos setores mais desfavorecidos, será baseado na captação de impostos e na cooperação externa. Com esse objetivo será organizado um grupo consultivo para o qual será estimulada a participação internacional.

Villegas também destacou que o governo Morales propõe a revalorização da folha de coca – usada pelos narcotraficantes como matéria-prima da cocaína -, reconhecendo seu valor histórico, cultural e medicinal e que propiciará sua industrialização e exportação.

Com agências internacionais