Obrador tem 5 pontos de vantagem no México

O candidato da oposição à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, assumiu uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre seu principal rival, o conservador Felipe Calderón segundo uma pesquisa pub

A vantagem de López Obrador sobre Calderón era de três pontos na pesquisa do Milenio publicada em 13 de junho. O ex-prefeito da Cidade do México, que promete priorizar a população pobre do México, saiu favorito pela maior parte das pesquisas nos últimos três meses, mas foi ultrapassado por Calderón em maio, quando seu rival iniciou uma campanha na mídia acusando-o de ser um populista perigoso.


Mas Calderón perdeu apoio após acusações de que seu cunhado evitou pagar impostos e obteve contratos governamentais fraudulentos enquanto o conservador fazia parte do gabinete do presidente mexicano, Vicente Fox. Roberto Madrazo, do tradicional Partido Revolucionário Institucional (PRI), aparece em terceiro lugar, com 29,6% das intenções de voto na pesquisa de quinta-feira.


Os mexicanos vão as urnas no próximo dia 2 de julho em meio a muitas denúncias de fraudes. O presidente Fox, importante aliado do governo norte-americano de George W. Bush no continente, é acusado de ingerência no processo eleitoral. Compra de votos e uso de verba pública constam em mais de 250 denúncias formais à promotoria.

Da Redação
Com agências.