Nádia Campeão, do PCdoB, será vice de Mercadante em SP

A presidente do PCdoB-SP, Nádia Campeão, vai ser candidata a vice-governadora paulista, na chapa encabeçada pelo senador  petista Aloizio Mercadante. A coligação foi confirmada na tarde deste domingo (25/06), com aprova&cc

O partido era sondado também pelo PMDB, que teria proposto as vagas de vice e senador na chapa de Orestes Quércia. Porém, desde o começo das negociações com os peemedebistas, Nádia (foto) havia esclarecido que a coligação com o PCdoB preferia coligar-se com o PT, principal aliado dos comunistas desde 1988.

"Ontem, houve a convenção do PMDB, e o partido tinha proposto tanto a coligação quanto a possibilidade de indicação. Com o convite do candidato Mercadante, a nós só coube aceitar com muita satisfação", detalhou Nádia, que foi secretária municipal de Esporte em São Paulo na gestão de Marta Suplicy (2001-2004).

“Relação estratégica”
Mercadante elogiou a “longa trajetória política” de Nádia e afirmou que, pela primeira vez, “teremos uma mulher na composição da chapa". Os esforços para manter PT e PCdoB coligados eram importantes, segundo o senador.  "O partido tem uma relação estratégica para o PT em todos os momentos", disse.

O candidato a governador enalteceu as virtudes de sua vice. "A Nádia valoriza a participação da mulher na política e é campeã até no nome". Depois do PCdoB, Mercadante tenta atrair o apoio de PSB e outros partidos — o PL já garantiu presença na chapa. Vamos continuar nos aliando com outros partidos. Vamos continuar abertos à possibilidade de alianças no Estado".

Por ora, o PSB pretende lançar a candidatura de Sérgio Servolo. O PL abriu mão de posto de vice, enquanto o PCdoB também indicou o nome de Gilson Menezes a chapa. Mas o PT preferiu Nádia ao ex-prefeito de Diadema, já que, por ser mulher, ela tende a dar mais visibilidade à dobradinha. Gilson Menezes ficou com a suplência do senador Eduardo Suplicy, que concorre à reeleição.

A candidata
Nádia Campeão vai concorrer, pela primeira vez, a um cargo executivo. Nascida em Rio Claro (SP) há 49 anos, é engenhara agrônoma, formada pela Esalq (USP/Piracicaba). No PCdoB desde 1979, foi dirigente e presidente estadual da sigla no Maranhão e em São Paulo.  Em 1988, ingressou no Comitê Central.

Foi secretária municipal de Esportes em São Paulo de janeiro de 2001 a abril de 2004 — a primeira mulher no cargo. Deixou a secretaria para se candidatar a vereadora. Obteve 25 mil votos na eleição e ficou na primeira suplência. Desde então, é presidente do PCdoB-SP.
Da Redação, com agências