Ibope: Lula vence no RS por 39% a 26%; empate Olívio-Rigotto

Pesquisa Ibope restrita ao eleitorado no Rio Grande do Sul apontou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 39% de intenção de voto para reeleição, contra 26% do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). O Sul foi a última regi&a

Os demais candidatos presidenciais referidos na pesquisa têm menos de 10%. A candidata do P-Sol, Heloísa Helena, tem 8%. Enéas, do Prona, que desistiu de concorrer depois que o levantamento foi realizado, aparece com 6%. Cristovam Buarque (PDT) tem 1%.

A sondagem realizou ainda uma simulação para o segundo turno entre Lula e Alckmin. Lula també aparece à frente, com 42% dos votos contra 39%.

Na pesquisa espontânea, na qual os entrevistados não recebem um cartão com os nomes dos candidatos, 49% revelaram não saber ou não opinaram. Entre os que disseram o nome de sua preferência, Lula foi o mais mencionado, com 25%, seguido de Alckmin, com 11%. O presidente tem também o mais alto índice de rejeição entre os pesquisados: 37% disseram que não votariam nele.

Olívio e Rigotto empatados em 26%

Para governador do Rio Grande do Sul, a pesquisa mostra o governador Germano Rigotto e o ex-governador Olívio Dutra empatacos, ambos com 26% das intenções de voto. A deputada tucana Yeda Crusius figura em terceiro lugar, com 11%, e o deputado Alceu Collares (PDT) em quarto, com 8%.

Olívio concentra o seu eleitorado em Porto Alegre, onde chega a 34%, contra 19% para Rigotto. Este  tem seu melhor desempenho na região sudeste, mais agrária e menos desenvolvida; aí, chega a 31%, contra 20% para o petista. Yeda também tem mais votos na capital, onde alcança 21%.

Em um segundo entre Olívio e Rigotto, este aparece na dianteira. Segundo o Ibope, ele se reelegeria hoje, com 43% dos votos, contra 37% para Olívio.

Para o Senado, Simon à frente

Na pesquisa de intenção de voto para o Senado, Pedro Simon (PMDB) é o primeiro colocado, com 42%. Miguel Rossetto (PT) aparece com 7%.

A pesquisa ouviu 1.008 pessoas em 61 municípios do Rio Grande do Sul, entre os dias 19 e 22 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A sondagem foi encomendada pela TV Gaúcha. Os números foram divulgados hoje pelo jornal gaúcho Zero Hora.

Com Ibope
e Zero Hora