PCdoB do Pará realizou convenção de forma combativa, ampla, democrática e vitoriosa

Nesse último final de semana no sábado dia 24 de Junho, o PCdoB paraense realizou sua Convenção Eleitoral Estadual no Auditório da Assembléia Legislativa  do Estado do Pará.

Estiveram presentes no evento diversas lideranças regionais do Partido, e exemplo do Gerente Regional do Patrimônio da União, Sr. Neuton Miranda, as deputadas do PCdoB, Socorro Gomes e Sandra Batista, os vereadores Paulo Fonteles e Vanderley Milhomem, além de dezenas de lideranças das entidades do Movimento Social como: José Marcos (Marcão) da Corrente Sindical Classista – CSC, Rodrigo Moraes presidente da União da Juventude Socialista – UJS, Eneida Guimarães da Direção Nacional da União Brasileira de Mulheres – UBM, Moacir Martins vice-presidente Estadual da  Central Única dos Trabalhadores – CUT/PA, Silvia Renata da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, Marcio Trindade da União Nacional dos Estudantes – UNE, Graça Antunes da CONAM e Lia Menezes da Federação Metropolitana de Centros Comunitário e Associação de Moradores – FEMECAM.

O processo da Convenção Eleitoral Estadual  foi precedida de convenções municipais onde o Partido Comunista do Brasil paraense realizou 51 convenções em todo Estado, ao mesmo tempo elegeu cerca de 130 delegados para plenária final.
O conjunto dos delegados e convidados debateram a resolução  política do Comitê Central e o Projeto Eleitoral do Partido no Estado, bem como o plano eleitoral do PCdoB para a batalha de 2006.

A convenção apontou a necessidade da reeleição de Lula para presidente na perspectiva de avançar nas mudanças  que o Brasil precisa para construir um projeto de desenvolvimento nacional que gere emprego e renda para o conjunto do povo brasileiro.

No Pará o Partido busca uma aliança ampla de centro esquerda para o Governo e Senado, buscando derrotar o tucanato paraense que é responsável pelo atraso político, econômico e social no Estado, além de ter aumentado a desigualdade.
A plenária aprovou a reeleição da deputada federal Socorro Gomes, buscando alcançar uma expressiva vitória política e contribuir na sexta nacional pela superação da Cláusula de Barreira. Também aprovou a reeleição de Sandra Batista para deputada estadual, ao mesmo tempo em que o PCdoB buscará ampliar sua representação na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, lançando  para deputado estadual os Vereadores Paulo Fonteles (Belém) e Vanderley Milhomem (Rio Maria) e as lideranças Antônio Lima e Edílson Moreira dirigentes do Partido no sul e oeste do Pará 
         
No final foi realizado um grande ato político com os candidatos do PCdoB e sua direção e os partidos aliados como o Partido dos Trabalhadores – PT, representado por seu vice presidente estadual o Vereador Carlos Bordalo, o Partido Socialista Brasileiro – PSB representado por Francisco de Assis membro de sua executiva estadual,  pelo PMDB representado pelo deputado federal José Priante e o Partido Trabalhista Nacional – PTN.

Por: Moisés Alves

Secretário Estadual de Comunicação do PCdoB – Pará