Ministro do Esporte lança projeto em escolas de Nova Iguaçu
No dia 26, o ministro do Esporte, Orlando Silva, esteve em Nova Iguaçu junto com o prefeito da cidade, Lindberg Farias para inaugurar o programa Segundo Tempo, na Escola Janir Clementino Pereira, em Miguel Couto.
Publicado 28/06/2006 19:53 | Editado 04/03/2020 17:06
A partir de agora 10 mil crianças, matriculadas em 21 escolas municipais, terão acesso a diversas práticas esportivas, além de aulas de xadrez e de reforço escolar. As modalidades esportivas são vôlei, futebol, futsal, basquete, handebol e artes marciais, como tae-kwon-do e capoeira.
O programa Segundo Tempo coloca recursos à disposição dos municípios para custear diversas atividades no contraturno escolar. “O esporte é uma ferramenta de formação escolar”, afirmou o ministro, falando da importância da prática esportiva nas escolas públicas. E garantiu, citando o projeto piloto da educação em Nova Iguaçu: “Podem estar certos de que vocês terão prática esportiva de qualidade, assim como o ensino no projeto Bairro Escola”.
O prefeito Lindberg Farias comemorou a implantação do Segundo Tempo e afirmou que isto está permitindo ampliar de imediato a instalação do Bairro Escola, que prevê, entre outras coisas, horário integral em todas as escolas. “Estamos criando em Nova Iguaçu um caminho novo na educação”, afirmou Lindberg. E concluiu: “Estou convencido de que ele pode ser duplicado em qualquer lugar do país”.
Os alunos das escolas onde está sendo implantado o programa Segundo Tempo já começaram a se cadastrar para as atividades esportivas, que iniciarão na próxima semana em três delas. Nas 18 restantes, em até três semanas.
Também estiveram presentes a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), os deputados estaduais Edmilson Valentim (PCdoB) e José Távora (PFL), a Secretária Municipal de Educação e também Diretora da Casa do Menor São Miguel Arcanjo Marli de Freitas, o Presidente Fundador da mesma Renato Chiera, entre outras autoridades.
Xadrez
Mais de um milhão de crianças e adolescentes incluídos no programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, passarão a ter acesso ao jogo de xadrez. Cerca de 40 mil kits começaram a ser distribuídos no dia 28 em todo o país.
De acordo com o ministro do Esporte, o xadrez incentiva o raciocínio lógico e a atenção, melhorando o desempenho das crianças na escola. "A iniciativa é simples e barata e o retorno é muito gratificante, pois é mais uma possibilidade das crianças revelarem seu potencial", destaca o ministro.