Reunião acerta detalhes da construção do Super Gasoduto

Planos de engenharia e montantes de verba para a construção foram alguns dos temas tratados durante a 2ª Reunião do Comitê Ministerial do Super Gasoduto do Sul, projeto de integração ene

Os representantes de Energia e Hidrocarbonetos dos quatro países aprovaram o cronograma de trabalho do gasoduto que irá desde Venezuela até a Argentina, passando pelo Brasil. Além da entrada da Bolívia, eles anunciaram também a disponibilização de 150 mil dólares para o desenvolvimento de um estudo ambiental prévio à implementação do plano. O Comitê programou sua próxima reunião para setembro em La Paz. Além disso, foi acordada a criação de um grupo que estude efeitos e possibilidades de conformar uma União Transitória de Empresas e outra comissão permanente, que em 60 dias deve apresentar os termos e condições para a contratação da engenharia conceitual do projeto.

 

O projeto, com um custo previsto de 20 bilhões de dólares, incorporará o gás natural da Bolívia, país que possui a terceira maior reserva gasífera do continente, à produção da Venezuela. As empresas estatais Enarsa, da Argentina, Petrobras, do Brasil, Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPBF) e Petróleos de Venezuela (PDVSA) estão encarregadas do projeto.

 

Segundo o planejado, o gasoduto deve estar pronto em 2017. Agora, as equipes técnicas trabalham na avaliação de impactos ambientais e traçado de rotas. O presidente Hugo Chávez considera o projeto como um investimento que se pagará em pouco tempo, pois se desenhou sobre a base de um plano que permita a captação de recursos pelo trajeto funcional.

 

Da Redação

Com agências