Inácio será candidato ao Senado, informa jornal O Povo

Segundo o jornal O Povo, de Fortaleza, o deputado federal Inácio Arruda (PCdoB-CE) venceu a queda de braço com o também deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE), pela candidatura ao Senado pela chapa de oposição no Ceará. A

Segundo o jornal O Povo, de Fortaleza, o deputado federal Inácio Arruda (PCdoB-CE) venceu a queda de braço com o também deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE), pela candidatura ao Senado pela chapa de oposição no Ceará. A notícia teria sido confirmada, segundo o Blog de Política do jornal, no final da manhã desta sexta-feira, 30 de junho.

Confira a íntegra da nota postada no blog do jornal O Povo, às 12h16 desta sexta-feira:
Eunício perde queda de braço
Exclusivíssima do Blog.
Para Eunício, o sonho do Senado deve mesmo ficar para a próxima. A confirmação vem de Carlomano Marques e Carlos Mesquita, dois peemedebistas próximos do ex-ministro das Comunicações. O caminho agora será a candidatura à reeleição como deputado federal.
O discurso de Eunício começou há pouco, e ele ainda não tocou no assunto. Mas Ciro e Cid já falaram. Em seus pronuciamentos, pediram apoio a Eunício, "qualquer que seja sua decisão". Com isso, está aberto o caminho para Inácio disputar o Senado com o apoio da oposição.
Mais detalhes em breve.
Postado por Arthur Ferraz, com Erivaldo Carvalho

Uma novela política
Primeiro nome a se lançar candidato ao Senado da República, pelos partidos de oposição ao governador Lúcio Alcântara (PSDB), Inácio Arruda recebeu apoio dos mais diversos setores da sociedade civil organizada, além de representantes de diversos partidos. Eunício Oliveira, porém, também se lançou postulante a candidato ao mesmo cargo. Inácio e Eunício percorreram uma longa série de diálogos com os partidos, mas a indefinição da candidatura oposicionista ao Senado se manteve até esta Sexta-feira, 30 de junho, data-limite para a realização das convenções de homologação de candidaturas às próximas eleições.
O caso ganhou ares de uma verdadeira "novela", com um intenso revezamento de informações e contra-informações de bastidores, dando a vantagem para um e outro candidato, a cada momento. A indefinição também suscitou a ampliação do debate para o plano nacional, com o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara Federal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB), intervindo em negociações e ponderações a favor de Inácio Arruda.
Na véspera desse dia de definições, quando boatos e informações de bastidores davam conta da iminente vitória de Eunício Oliveira na disputa, Inácio Arruda, uma das maiores lideranças do PCdoB no Ceará e em todo o Brasil, fez questão de manter o otimismo e de chamar atenção para a condução equivocada da questão, levando em conta pontos como poderio financeiro e influência entre prefeitos de municípios do Interior do Estado. Falando à imprensa local, Inácio sempre recusou a derrota que se tentava anunciar, alertando que a chapa de oposição precisa de uma cor "mais avermelhada", de um nome mais identificado com o campo político de esquerda, com as lutas do povo do Ceará, estado que nunca teve um representante genuinamente popular no Senado da República.
Matéria publicada pelo jornal Diário do Nordeste, na quinta-feira, 29, ilustra bem as dificuldades do caso e a resistência e consciência demonstradas por Inácio Arruda, nos momentos mais agudos desse desgastante processo. A decisão não sairia pela força, e sim pelo diálogo, advertiu Inácio, que parte para a candidatura ao Senado, em que terá como principal adversário o deputado federal Moroni Bing Torgan (PFL), dando novo ânimo à militância popular no Ceará.

De Fortaleza,  Dalwton Moura, com informações de O POVO e Diário de Nordeste