Prova Brasil indica nova tendência na educação, diz Haddad

O desempenho dos alunos da quarta série do ensino fundamental na Prova Brasil, em 2005, melhorou de 5 a 6 pontos em relação aos resultados de 2003 (no Saeb). A média passou de 167 para 172 em português e de 174 para 180 e

Os resultados da primeira edição da Prova Brasil foram divulgados hoje (30) pelo Ministério da Educação (MEC). "Estamos longe de ter um ensino adequado no país. Mas nós temos condições para comprometer a comunidade escolar com metas seguras de qualidade na educação", disse Haddad.


3 milhões fizeram a Prova


A Prova-Brasil teve a participação de 3,3 milhões de estudantes, de todas as escolas públicas estaduais e municipais urbanas do país com pelo menos 30 alunos. Os exames foram aplicados em 160 mil turmas de 41 mil escolas, em 5.398 municípios. Nas escolas onde o ensino fundamental já emprega o regime de nove anos, ele foi aplicado nas turmas de quinta e nona série.

Ao contrário do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), feito por amostragem, desde 1995, a Prova Brasil é aplicada a todos os estudantes das séries avaliadas. Outra novidade é que a Prova oferece resultados por por escola.

Com isso, qualquer cidadão poderá conhecer o desempenho da escola pública dos seus filhos, cidade, Estado e de todo o Brasil. Os dados da primeira Prova Brasil estão disponíveis na internet As informações estarão disponíveis na página eletrônica da Prova Brasil. Consulte-os no endereço http://www.inep.gov.br/basica/saeb/prova_brasil/default.htm .

“A inovação do programa é transformar uma avaliação com carga passiva grande em avaliação que pretende ser mobilizadora da comunidade escolar”, disse o Fernando Haddad. O MEC quer estimular a participação de pais, professores e diretores de escolas. “É a transformação da avaliação que estamos patrocinando, porque vai dar a chance de aumentar o grau de responsabilidade e compromisso, ampliar o universo de pessoas envolvidas com metas de qualidade”, disse o ministro.

Com MEC