Tarso Genro: “Salto alto faz muito mal em reeleição”

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, ao comentar o resultado das pesquisas de opinião divulgadas nesta sexta-feira (Datafolha e Vox Populi), advertiu o PT contra o salto alto. "Eu acho que é muito bom

"Eu acho que é muito bom para nós. Eu digo para quem apóia a reeleição do presidente porque salto alto faz muito mal em reeleição", comentou o ministro, em rápida entrevista no Palácio do Planalto. "Na minha opinião, essa pesquisa coloca a realidade da disputa. Ela é uma pesquisa que foi feita depois de um bombardeio dos programas do PFL we PSDB em inserção de radio e televisão", disse ainda.

Pela pesquisa Datafolha, Alckmin subiu 7 pontos, para 29% das intenções de voto, e Lula oscilou um ponto para cima, chegando a 46%, mas dentro da margem de erro. Pela sondagem Vox Populi, a ser publicada hoje pela revista Carta Capital, Alckmin subiu 9 pontos, para 32%, e Lula caiu 4 pontos, com 45%, com margem de erro de 2,2 pontos.


Berzoini: jogo tem dois jogadores


O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini, considerou didático o resultado das pesquisas de opinião divulgadas nesta sexta-feira (Datafolha e Vox Populi), que apontam uma redução na distância do candidato tucano Geraldo Alckmin em relação à liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial.

"Vejo as pesquisas como uma utilidade pedagógica para o público interno. Elas são boas para nossa campanha, aproximam mais da realidade. É bom para a militância", disse por sua vez Ricardo Berzoini, para a agência Reuters, por telefone.

Para ele, os dados deixam claro que não se trata de "um jogo de um jogador só”. Ele credita o crescimento de Alckmin à propaganda política dos partidos na TV e no rádio. O PT esgotou suas inserções em maio, enquanto a coligação PSDB-PFL ocupou a mídia em junho.
"Alckmin teve exposição em junho, assim como Lula teve em maio e inflou (a intenção de voto). O programa do PFL se centrou no ataque a Lula e a mídia já vem polarizando entre os dois", avaliou Berzoini.


Ironia com Alckmin


Questionado se concorda com o argumento dos tucanos e pefelistas de que Alckmin crescerá depois do horário eleitoral gratuito, em agosto, Berzoini ironizou.


"Ficaria surpreso se eles dissessem outra coisa. É como analisar um produto que já é conhecido e outro novo, quem está por baixo tem espaço para crescer", disse. Ele defendeu "o vigor" da candidatura Lula, que, apesar da melhora de Alckmin, ganharia a eleição em primeiro turno, de acordo com o Datafolha.


Para Alencar, “está começando”


No Rio de Janeiro, o vice-presidente da República, José Alencar, comentou o resultado das pesquisas dizendo que a campanha está apenas começando. Ele participa da convenção estadual do seu partido, o PRB, na zona norte do Rio, que oficializa a candidatura do senador Marcelo Crivella ao governo do Estado do Rio.


"Não podemos pensar que a eleição está ganha. Agora é pé na estrada, vamos trabalhar. Lá em Minas se diz que `eleição e mineração, só depois da apuração´", disse o vice-presidente, reconduzido à chapa de Lula.


Ao lado de Crivella, Alencar afirmou que Lula tem grande apreço pelo senador e participará da campanha dele, apesar de o PT ter outro candidato, o ex-deputado Vladimir Palmeira. Crivella confirmou, acrescentando que Lula prometeu que irá a quantos comícios seus quantos forem necessários.

Com agências