Ampliação do reajuste para aposentados preocupa, diz sindicalista

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas – ligado à Central Única dos Trabalhadores – Epitácio Epaminondas, disse que os aposentados estão apreensivos, porque o Congresso Nacional modificou termos do ac

Hoje, ele participou de reunião com os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e da Previdência Social, Nelson Machado, para discutir o futuro do acordo. Também estavam presentes representantes de sindicatos de aposentados e pensionistas. O acordo prevê outros benefícios, além de reajuste de 5% para aposentados que ganham mais de um salário mínimo.

O governo advertiu que o percentual maior de aumento impede a aprovação da medida provisória. "Hoje, concretamente, há uma possibilidade grande de a medida provisória cair por decurso de prazo ou ser aprovada com emenda, elevando o reajuste para 16,6%. Se isso ocorrer o governo não terá outra alternativa a não ser o veto", afirmou o ministro Luiz Marinho.

O ministro da Previdência Social estimou que o impacto do reajuste proposto pelos parlamentares no Orçamento é de cerca de R$ 7 bilhões, apenas neste ano.