Morre Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas-Já

O tucano Dante de Oliveira, ex-governador do Mato Grosso e famoso pela autoria da emenda que propunha as Diretas-Já, morreu na noite desta quinta-feira (06/07), em Cuiabá. Ele foi vítima, aos 54 anos, de infecção generalizada devido a compli

Depois de sentir fortes dores pela manhã, Dante foi internado na UTI do Hospital Jardim Cuiabá, com pneumonia – o que foi agravado pela diabete. Chegou a ficar em coma e não suportou a um choque séptico. O político deixa a mulher, Thelma de Oliveira, deputada federal (PSDB-MT).

Nas eleições 2006, ele seria candidato a deputado federal pelo PSDB, tendo solicitado ainda ontem (05) o registro da candidatura. Seu último evento político foi a convenção estadual do PSDB, na sexta-feira, que confirmou a candidatura de Antero Paes de Barros ao governo.

Perfil
Dante de Oliveira nasceu na capital mato-grossense e se formou em Engenharia Civil. Militante da oposição ao regime militar, foi eleito deputado estadual em 1978. Em 1982, chegou à Câmara Federal, onde ganhou projeção nacional ao apresentar a emenda das Diretas-Já, que mobilizou o país na luta pela volta da eleição direta para presidente da República.

Nos anos seguintes, Dante foi guinando cada vez mais à direita. Eleito prefeito de Cuiabá por duas vezes (1986 e 1992), foi também governador de Mato Groso em duas gestões (1994 e 1998). Ocupou o cargo de ministro da Reforma Agrária no governo Sarney (1986) e foi vice-presidente nacional do PSDB.

Da Redação, com "Primeira Hora" e "O Documento"