OIT quer investigação de chacinas em sindicatos da Colômbia

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciou nesta quinta-feira (6) que acompanhará as investigações sobre os homicídios de centenas de sindicalistas colombianos. De acordo com números do governo local, desde o

As autoridades policiais colombianas se comprometeram a colaborar com a OIT. Recentemente, representantes do governo, dos trabalhadores e dos empresários do país se reuniram para discutir que medidas podem ser tomadas para combater esses homicídios.


“Apenas” 7 assassinados em 5 meses


Diversos sindicalistas já denunciaram em várias ocasiões os riscos a que têm sido submetidos nos últimos anos. Segundo a Central Unitária de Trabalhadores, existe uma perseguição no país aos movimentos sindicais, tanto por parte de paramilitares de extreme direita quanto pelas guerrilhas de esquerda.

O governo colombiano, por sua vez, reivindica o reconhecimento da opinião pública, devido à diminuição de assassinatos de sindicalistas nos últimos meses. De acordo com o Programa de Direitos Humanos do país, “apenas” sete trabalhadores foram mortos entre janeiro e maio de 2006.


Informações
do
diário La Nación