Gomyde lança candidatura à Dep.Federal com a presença de Orlando Silva

Foi na noite de quinta-feira, 06 de julho, primeiro dia de campanha, o lançamento da candidatura de Ricardo Gomyde à Câmara Federal em Curitiba. O evento realizado no hotel Caravelle reuniu as principais lideranças do espor

A ligação da militância de Gomyde e do PCdoB com a área do Esporte vem do início dos governos de Lula e Requião. Ao mesmo tempo em que Agnelo Queiroz assumia o Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde assumia a presidência a Paraná Esporte. A gestão de quadros do PCdoB na área esportiva conferiu ao esporte uma nova característica, transformando-o numa poderosa ferramenta pública de inclusão social, além de resgatar as mais diversas modalidades do abandono que sofriam no período anterior.

Milton Alves, membro do Comitê Central do Partido e atual Presidente da Paraná Esporte foi o primeiro a falar e enfatizou que a recondução de Gomyde à Câmara Federal é prioridade do PCdoB do Paraná, junto com a reeleição de Lula. “Esse é o projeto do nosso grupo político, unidos temos condições de atingir esse objetivo” disse Milton.

Já o Ministro Orlando Silva aproveitou o encontro com as lideranças do esporte para relatar alguns dos projetos do Ministério, como a Lei do Incentivo do Esporte e a Timemania. Aproveitou para comentar os problemas que o esporte enfrenta em relação à Câmara por causa de deputados sem compromisso com a área. “A única maneira de vencer quem não tem compromisso é eleger deputados comprometidos com o esporte, e Gomyde tem esse compromisso” disso Orlando.

Finalizando o ato, Gomyde fez uma fala emocionada, agradecendo a todos que vieram e estão manifestando o apoio. Falou de sua trajetória e de suas propostas, e foi aplaudido diversas vezes. O auditório completamente lotado, com mais de 400 pessoas, presenciou no fim uma homenagem prestada pelas federações esportivas, que entregaram um troféu à Gomyde.

Candidaturas

O PCdoB está lançando seis candidatos a Deputado Estadual e um candidato a Deputado Federal (Gomyde) no Paraná. O Partido decidiu integrar a Coligação Paraná Unido, junto com os seguintes partidos: PT, PL, PHS, PRB e PHS. Essa coligação está apresentando o Senador Flávio Arns do PT como candidato a governador. Como Candidata a Senadora, a coligação apresenta a ex-diretora da Itaipu, Gleisi Hoffmann do PT. Como suplente de Senador, o PCdoB apresentou o camarada Nereu Ceni, ex-vereador de Pato Branco e dirigente Estadual do Partido.

Para deputados estaduais, o PCdoB apresenta na capital os nomes de Elza Campos e Guilherme Carollo. Elza é militante e dirigente do PCdoB desde os anos 80. Sua liderança é reconhecida nos movimentos populares, em especial no movimento sindical e de mulheres. Carollo é um jovem desportista, 1° suplente de deputado estadual e presidente da Federação Paranaense de Caratê.

No interior o PCdoB conta com mais quatro candidatos a deputado estadual: Maria Luiza Muller, vereadora de Rolândia; Jocemar Madruga, ex-vereador de Francisco Beltrão; Teodoro Tupã, liderança indígena de Diamante d’Oeste; e José Cirineu Machado, da cidade de Guairá. Cirineu é Vice-presidente da Federação paranaense de Pesca.

A prioridade central do PCdoB é reeleger o presidente Lula para dar seqüência às mudanças no País e afastar de vez o monstro do neoliberalismo tucano. No Paraná, o objetivo principal é eleger Ricardo Gomyde deputado Federal e conquistar uma ou duas cadeiras na Assembléia Legislativa.