Distensão Colômbia Venezuela: Chávez vai à posse de Uribe

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comprometeu-se neste sábado (8) a estar na Colômbia para a posse de seu vizinho Álvaro Uribe para um segundo mandato presidencial. Os dois e o presidente do Panamá, Martín Torrijos, se encontraram n

A Venezuela, a Colômbia e o Panamá decidiram em Zula que fortalecerão a cooperação gasífera, no interesse mútuo de fomentar o avanço de suas economias. Este é o conteúdo da declaração conjunta firmada pelos três presidentes.

 

A inteção se materializa na construção do gasoduto “Nicanor Duarte”, fruto de um acordo de 2004 com a Colômbia. Agora, a obra deve avançar até terras panamenhas. Os signatários também criaram um comitê negociador conjunto, com poderes para fixar medidas de cooperação e solucionar eventuais controvérsias.

 

Em protocolo bilateral, a Venezuela e a Colômbia também criaram um grupo de negociação. O acordo de 14 pontos trata de relações de trabalho, financiamentos, tarifas, contratos e cooperação. Washington, que trata Hugo Chávez como o Grande Satã da América do Sul e trabalha para isolá-lo, não deve ter gostado.

 

Com agências