Sem categoria

PCdoB terá a maior participação eleitoral desde a legalização

As convenções demonstram que nestas eleições o PCdoB terá a maior participação de sua história, desde a legalização em 1985, equilibrando as candidaturas proporcionais – para a Câmara Fed

Além de definir o apoio do PCdoB à reeleição de Lula para a Presidência, a Convenção Nacional Eleitoral do PCdoB, realizada no último dia 29, homologou os projetos eleitorais elaborados pelas convenções estaduais. No levantamento preliminar, que pode ser lido em link no final da matéria, estão relacionadas as alianças, as candidaturas majoritárias fechadas com o PCdoB e o número de candidatos que sairão para as eleições proporcionais.

As convenções demonstram que nestas eleições o PCdoB terá a maior participação de sua história, equilibrando as candidaturas proporcionais – para a Câmara Federal e para as assembléias legislativas – com a disputa nas eleições majoritárias – para governos estaduais e o Senado. Num balanço que não é definitivo, o partido exibe um candidato a governador (Leomar Quintanilha, TO) e quatro a vice (Nádia Campeão, SP; Jussara Cony, RS; Júlio Olivar, RO e Edvaldo Nascimento, AL). Há também seis candidatos ao Senado (Inácio Arruda, CE; Agnelo Queiroz, DF; Aldo Arantes, GO; Janete Carvalho, MT; Luciano Siqueira, PE; Jandira Feghali, RJ), oito primeiros suplentes ao Senado (DF, MA, MS, MT, PR, RO, SC e TO) e três segundos suplentes (PA, PI e RJ).

Nas eleições majoritárias, o PCdoB está coligado – para governador e vice, ou para senador e suplentes – com dez partidos, revelando grande amplitude nas alianças: PT, PMDB, PSB, PDT, PP, PV, PTdoB, PTB, PEL e PPS.

Esta amplitude justifica o otimismo que levou o Comitê Central a afirmar, em nota aprovada no dia 29, sua convicção na possibilidade de reeleger Lula, barrar o retorno da direita ao governo e dos comunistas elegerem 20 deputados federais, aumentar o número de seus deputados estaduais e realizar campanhas exitosas e com chances reais de vitória ao Senado da República e a governos estaduais.

De São Paulo,
José Carlos Ruy, com Priscila Lobregatte