Ceará tem número elevado de candidatos a deputado

Desde 1986 o Ceará não tinha tantos candidatos a deputado federal e estadual. A concorrência chega a 7,2 candidatos por vaga da Câmara federal e 12,4 por cadeira da Assembléia Legislativa. Ao todo, 734 cearenses querem ser

A eleição deste ano terá o maior número de candidatos a deputados federais e estaduais no Ceará desde 1986. Até agora, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contabiliza 160 candidatos à Câmara dos Deputados – são 22 vagas – e 574 à Assembléia Legislativa – com 46 cadeiras.

Ser eleito deputado será tarefa mais difícil nas eleições deste ano. Ao mesmo tempo em que o número de candidatos para deputado federal aumentou 31,1% em relação a 2002, e para deputado estadual cresceu 42%, as vagas no Legislativo não se alteraram. Com isso, o número de candidatos por vaga nestas eleições é de 7,2 para a Câmara dos Deputados. Para a Assembléia, a concorrência é de 12,4 candidatos por vaga.

Além da concorrência maior, os candidatos terão de lutar contra o chamado coeficiente eleitoral – total de votos válidos dividido pelo número de vagas. O resultado dessa conta é o número de votos que a coligação precisa ter para eleger um candidato.

O coeficiente eleitoral deste ano para deputado federal é de 185 mil votos. E para estadual, 85 mil. Um aumento de 12,8% e 8,9%, respectivamente, em relação à eleição de 2002. Isso significa que para uma coligação eleger um deputado federal, ela precisa atingir no mínimo 3,4% dos votos de todo o eleitorado cearense, que supera 3,5 milhões. Para eleger um deputado estadual, será preciso reunir os votos de 2,4% dos eleitores.

Para o cientista político Josênio Parente, a pressão por maior controle dos gastos de campanha pode ter influenciado mais candidatos a tentarem a sorte na disputa de outubro. "Muita gente achou o momento ideal para se candidatar por acreditar que o controle maior da campanha daria mais chances a quem tem menos verbas para gastar. Isso acaba por aumentar as dificuldades nas eleições, pois divide os eleitores", afirma.

O presidente estadual do PT, Joaquim Cartaxo, disse que ainda não é possível avaliar o impacto do aumento do número de candidatos, ou saber se isso vai facilitar ou dificultar a campanha. "Como tenho mais candidatos, em tese haverá distribuição (de votos) por mais candidatos. Além disso, é mera conjectura pessoal", analisou.

O secretário-geral do PPS, Gastão Bittencourt, afirma que é preciso saber em quais regiões o número de candidatos aumentou. "Em alguns locais terá uma superexposição de candidatos e, em outros, uma deficiência de candidatos", diz. Ele acredita que o crescimento do número de candidatos ocorreu em Fortaleza, o que poderá pulverizar os votos.

O secretário da executiva estadual do PSol, Roberto Araújo, também aposta na distribuição de votos, o que pode fortalecer, segundo ele, candidatos que têm atuação mais forte em bases sociais.

Já o dirigente regional do PV, Marcelo Silva, acredita que o "boom" de candidatos é bom para o partido porque aumenta os chamados votos de legenda, quando os eleitores votam na sigla e não nos candidatos.

 

Crescimento do eleitorado cearense

O Ceará tem um total de 5.362.301 eleitores aptos para votar, o que corresponde a 4,259% do eleitorado do país, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. O Estado do Ceará é o terceiro maior colégio eleitoral da Região Nordeste, estando atrás da Bahia (9.109.352, representando 7,23% do total nacional) e de Pernambuco (5.835.907 votantes; 4,635% do Brasil). No País o Ceará é o oitavo maior colégio eleitoral.

Nas eleições de outubro de 2002, o Ceará tinha 4.805.258 eleitores. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, os Estados nordestinos, em quatro anos, aumentaram em 11,592% o número de votantes. A página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral divulgou, na última semana, o quadro eleitoral do País para as eleições deste ano, em outubro. Segundo o TSE, quase 126 milhões de brasileiros podem votar no pleito deste ano. O cálculo da Justiça Eleitoral é baseado em dados fornecidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) sobre o número de eleitores nas unidades federativas e no exterior. Esta semana o TSE divulgará as estatísticas referentes a sexo, faixa etária e grau de instrução. Em comparação com o eleitorado em outubro de 2002 houve um crescimento de aproximadamente 9,25%.

 

Fonte: jornais O POVO e Diário do Nordeste