Eleição: 461 candidatos para 24 vagas

O Tribunal Eleitoral divulgou a quantidade de eleitores e de candidatos nas eleições deste ano. Lula é apoiado por Quintanilha (PCdoB/PT), Miranda (PMDB) e até por integrantes da coligação de Siqueira (PSDB). Leia

Jornal do Tocantins

Eleitorado com baixa escolaridade Dos 882.728 eleitores do Tocantins, 591.535 (67%) não completaram o Primeiro Grau (hoje denominado de Ensino Fundamental), de acordo com o TSE. Esse percentual está acima da média nacional, que é de 58,8%. O Tocantins tem 452.099 eleitores homens e 430.628 mulheres.

Lista oficial de candidaturas Pedidos de impugnação podem ser feitos a partir de hoje; Tribunal tem até o dia 23 de agosto para julgar. São 461 candidatos: cinco a governador, cinco a senador, 82 vão disputar as 8 vagas de deputado federal (10,2 por vaga – em 2002 eram de 8,8 por vaga)  e 369 a 24 vagas da Assembléia Legislativa (14,95 por cadeira – em 2002, eram 11,7 por cadeira). O número de candidatos a Governador permaneceu o mesmo de 2002: cinco concorrentes. Em 2002, 7 candidatos disputaram as 2 vagas do Senado, este ano cinco disputam uma vaga. Os interessados na lista de candidatos (arquivo PDF), podem solicitá-la a [email protected]

Agenda dos candidatos Elísio Gonçalves (PSOL) fez um corpo-a-corpo na região Sul da Capital, onde almoçou, no restaurante comunitário de Taquaralto e visitou o Shopping da Cidadania. Capitão Azevedo (PSDC) deu entrevista a um veículo de comunicação. Miranda (PMDB) não realizou programação de campanha. Siqueira (PSDB) continua fora do Estado. Leomar Quintanilha (PCdoB) continua em Brasília. Hoje, quinta, Miranda fará caminhada em Taquaralto. Elísio visitará favelas da região Sul da Capital e participará de um programa de entrevistas. Quintanilha participa do lançamento da campanha de Lula, em São Paulo. Siqueira e Célio não têm programação.

Santana e o apoio de Lula O presidente do PT, deputado José Santana, afirmou: “Não sei exatamente qual será a estratégia da Executiva Nacional, mas acho que quanto maior o apoio pela reeleição de Lula no Tocantins, melhor. Lula já tinha uma boa relação com Marcelo Miranda e não haverá nenhum problema se ele mantiver esta relação”.

Mota contesta Reis As declarações de Osvaldo Reis sobre o apoio de Lula a Marcelo foi rebatida pelo candidato a primeiro suplente na chapa PCdoB/PT, Osvaldo Mota: “A declaração de Osvaldo Reis é uma inverdade”. Reis respondeu: “Se ele acha que estou mentindo, que pergunte para o presidente Lula”.

Sem imagem de Lula A lei eleitoral vai agir se Marcelo usar sua imagem associada à de Lula, durante a propaganda eleitoral. Quem vai usar a imagem de Lula no Estado serão o PT e o PCdoB. Segundo José Santana, Lula já se comprometeu em gravar alguns programas ao lado de Leomar Quintanilha e de alguns candidatos da chapa proporcional do grupo.

PP e PL com Lula O presidente do PP, deputado Darci Coelho, diz: “Eu e o senador João Ribeiro (PL) temos uma posição definida que é de trabalhar pela reeleição de Lula no Tocantins. Se ele vier ao Estado, nós estaremos com ele”.

TCE entrega relatório da Igeprev O presidente em exercício do Tribunal de Contas, Manoel Pires dos Santos, entregou ao procurador-geral de Justiça, José Demóstenes de Abreu, o relatório da auditoria realizada no Fundo de Previdência do Estado do Tocantins (Funprev), vinculado ao Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev). O documento contém indícios de irregularidades nas operações realizadas com as corretoras Senso CCVM S/A e Euro DTVM S/A, na compra de títulos públicos federais. A auditoria no Funprev contou com a participação de técnicos do Ministério da Previdência Social, que apontaram a existência de operações com preços superiores aos praticados pelo mercado, trazendo prejuízos aos investimentos do fundo. Segundo esse relatório, as operações representam desencaixe de cerca de R$ 25 milhões.

Novo diretor de Cultura O advogado Angelly Carvalho assumiu ontem a Diretoria de Cultura de Palmas em lugar do produtor e diretor teatral Cícero Belém. A diretoria é um apêndice da Secretaria de Educação e Cultura do município.

Araguaína ganha farmácia popular Será colocada à venda uma lista de 102 medicamentos, classificados como essenciais para a população, como aqueles direcionados para hipertensão, diabetes, úlcera gastrica, depressão, asma, infecções e verminoses.

Incêndio nos Jardins Aurenys Levou cerca de uma hora para ser controlado destruiu um depósito de materiais recicláveis. Os moradores daquela área de Palmas reclamaram de demora e também da ação do Corpo de Bombeiros. O prejuízo foi avaliado em cerca de R$ 30 mil.

Hotéis têm alta taxa de ocupação Movimentação de hospedagem em Palmas está acima de 80% e é maior que a do ano passado. O mês de julho, que coincide no Tocantins com a temporada de praia, aumenta o número de pessoas que se hospedam nos hotéis, principalmente na região Norte do Estado. Em Araguaína, que é o ponto de interligação entre as regiões Sul, Sudeste com o Norte, Nordeste, os hotéis estão com quase 100% de ocupação. Em Xambioá, no Norte, houve um aumento de 60% na procura por reservas. Na rede hoteleira de Gurupi houve aumento de 50% de ocupação, comparando com o mesmo período do ano passado.

MPE quer saber por que meta de vacinação não foi atingida Os dirigentes de 28 municípios não atingiram a meta de vacinação da 1ª etapa da Campanha contra Paralisia Infantil poderão responder por improbidade administrativa. A promotora de Justiça da Cidadania, do Ministério Público Estadual (MPE), Maria Roseli de Almeida Pery, enviou documento à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para que a pasta tome providências quanto ao não cumprimento da meta de imunização.

Tocantinense continua presa em Brasília A técnica agrícola, Janayna Cristina dos Santos, de 18 anos, continua detida no presídio feminino de Itaguatinga, em Brasília (DF). Janayna fez parte da comitiva do grupo dos trabalhadores rurais, integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), que estava em Brasília durante invasão à Câmara Federal. Segundo o representante do MLST no Tocantins e vice-prefeito de Wanderlândia, José Félix Soares Leite, ela não teria sido indiciada pelo Ministério Público Federal, que soltou uma relação nessa semana. Leite ainda não sabe o motivo da técnica agrícola continuar presa.

 Tribuna da Imprensa

CARLOS CHAGAS

Cada um por si PSDB e PFL, juntos, têm chances de eleger dez governadores. Os tucanos, com Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Lúcio Alcantara (Ceará), Antero Paes de Barros (Mato Grosso), Aécio Neves (Minas Gerais), José Serra (São Paulo), Almir Gabriel (Pará) e Siqueira Campos (Tocantins). Já os liberais contam como certa a vitória de Paulo Souto (Bahia), José Roberto Arruda (Distrito Federal) e Roseana Sarney (Maranhão). Somados, vale repetir, são dez. O PMDB faz seus cálculos e reivindica ao menos Eduardo Braga (Amazonas), Paulo Hartung (Espírito Santo), Maguito Vilela (Goiás), José Maranhão (Paraíba), Roberto Requião (Paraná), Mão Santa (Piauí), Sergio Cabral Filho (Rio de Janeiro), Garibaldi Alves (Rio Grande do Norte), Germano Rigotto (Rio Grande do Sul), Luiz Henrique (Santa Catarina), e Amir Lando (Rondônia). São onze, número capaz de superar as oposições, em especial se entrar no cálculo o único candidato do PT considerado favorito, Marcelo Déda (Sergipe). Esses partidos imaginam muitas outras vitórias, assim como os partidos não referidos na relação acima. Por exemplo, João Capiberibe, do PSB, no Amapá.
 

clebertoledo.com.br

Osvaldo fazia oposição a Lula, diz Leomar O candidato a governador da coligação Mudança prá Valer, senador Leomar Quintanilha (PCdoB), ressaltou, agora há pouco, que o palanque da sua aliança (PCdoB/PT) é o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tocantins. O senador afirmou, também, que seria muito difícil Lula apoiar o governador Marcelo Miranda (PMDB) no Estado, pois o peemedebista conta com uma candidata ao Senado do PFL, Kátia Abreu, que faz oposição ao Palácio do Planalto no Congresso Nacional e dá respaldo ao candidato tucano a presidente, Gerado Alckmin. No entanto, ele considerou como “bem-vinda” a intenção de “outros candidatos” votarem em Lula. Leomar também tratou de relembrar o passado político do deputado federal Osvaldo Reis (PMDB). Leomar falou que Osvaldo atuou, durante quase todo o seu mandato, como oposição no Legislativo. O senador frisou que Osvaldo é ligado ao presidente nacional do PMDB, Michel Temer, que já declarou apoio incondicional a Alckmin. O senador informou, ainda, que foi, junto com o prefeito de palmas, Raul Filho, a primeira-dama Solange Duailibe, o candidato ao senado da sua coligação, Célio Moura e o secretário-geral do PT no Tocantins, Donizeti Nogueira, convidado para participar do lançamento oficial da campanha de Lula em São Paulo nesta quinta-feira. Também na quinta-feira vai acontecer um encontro do senador com todos os prefeitos petistas do Tocantins.

Santana sobre declarações de Osvaldo Reis O presidente do Diretório Regional do PT, deputado estadual José Santana, afirmou que ainda não há definição de como será a postura de Lula nos estados onde há mais de um candidato a governador o apoiando. “Isso não é uma peculiaridade do Tocantins. Há outros 19 estados em situação semelhante”, frisou o presidente. Tanto o PT quanto o PCdoB estarão defendendo Lula onde ele tiver. “Quero ver se os outros vão ter coragem para isso”, ponderou, ao ressaltar que não vê problema em o grupo do governista querer respaldar o presidente.

Osvaldo Mota x Osvaldo Reis Mota (PCdoB) disse que as declarações de Reis não são verdadeiras. Tanto Reis, “quanto a Kátia Abreu sempre atuaram contra o Lula”. Partindo do princípio de que Reis já não falou a verdade quando se referiu ao próprio posicionamento político, Mota afirmou que as afirmações sobre o apoio de Lula a Marcelo também não são verdadeiras. Mota firmou que o palanque do presidente no Tocantins é o de Leomar Quintanilha (PCdoB). “Osvaldo Reis sempre censurou o Lula”, reafirmou Mota.

Osvaldo Reis x Osvaldo Mota: Isto é coisa de desinformado; são boatos que querem transformar em fatos. Posições que vêm da ditadura, com ranços ditatoriais – gente da época dos canhões e cães, com raciocínio retrógrado e não progressista, que não levam a absolutamente nada. Hoje estamos num novo tempo. Tempo de progresso, de evolução. Sempre votei a favor do Presidente Lula. É só consultar os resultados das votações da Câmara dos Deputados. As decisões de apoiamento a este ou aquele candidato, seja ele majoritário ou não, são exclusivamente minhas. E quanto ao encontro com o Presidente Lula e o que foi com ele discutido; é simples. É só consultá-lo. Tenho uma história política, sempre participei das lutas libertárias e democráticas em defesa do meu povo e do PMDB, sempre estive nas ruas, nas praças defendendo os direitos daqueles menos favorecidos. Nunca encontrarão em meu histórico, passagem por caminhos direitistas e nem tampouco oportunistas e/ou situacionistas. (carta de Reis sobre as declarações de Mota)

Declaração de bens e procuração Mota também se manifestou sobre a declaração de bens de Siqueira Campos e de Miranda e disse ter visto os números financeiros dos dois com “com estranheza”, afirmou que “Leomar é o mais rico, pois foi o único a ser sincero e declarar a verdade”. Mota falou que, se Siqueira e Marcelo quiserem, está disposto a obter compradores para os imóveis dos dois. Segundo Mota, a casa do governador na quadra 604 sul vale mais do que os R$ 650 mil afirmados. Além disso, o candidato frisou que até pode comprar a casa do ex-governador na 110 sul. O imóvel, embora tenha dois lotes e se localize na área central da Capital, foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o valor de pouco menos de R$ 14 mil. Para ele, “tudo leva a crer que os comentários sobre laranjas-tangerinas, conforme o deputado estadual Sargento Aragão (PPS) afirmou, são verdadeiros”. Aragão, no final do ano passado, disse que a cidade tem muitos "laranjas" assumindo a propriedade de imóveis. 

Dulce elogia Solange A primeira-dama do Estado, Dulce Miranda, elogiou Solange Duailibe. Ela disse que tem “muito respeito e consideração" pela colega. “A minha admiração por ela é bem grande”, frisou Dulce. Solange disse que Dulce não quis celebrar convênios com Palmas. Dulce disse que, se faltou algo da sua parte, ela pede desculpas. Ela evitou fazer qualquer ressalva a decisão do PT de se coligar com o PCdoB do senador Leomar Quintanilha. “O PT optou por outro caminho, mas nós respeitamos e vamos continuar com todos os convênios com as prefeituras do partido, não só em Palmas, mas também no interior. Temos acordos com muitos municípios que os prefeitos não apóiam o Marcelo e isso não é problema”, ponderou.

UT em Araguaína Será dia 20 a "grande festa de apresentação oficial" das candidaturas da UT, no tatersal do parque de exposições. 

MPF x convenções governista e da UT A acusação do órgão é que ambas fizeram propaganda eleitoral antes do tempo no dia de suas convenções. Entre as irregularidades, estão a colocação de outdoors, faixas e cartazes com números dos candidatos. Caso as ações sejam consideradas procedentes pela Justiça Eleitoral, as multas em relação a outdoor fica entre 5 mil unidades fiscais de referencia (Ufir) e 15 mil ufirs. A multa é conjunta e não individual por painel. Já em relação as duas carreatas com propaganda eleitoral antes do tempo, a penalização fica entre 20 mil ufirs e 50 mil ufirs. O valor da Ufir é de pouco mais de um real.

Recorde em vacinação contra aftosa O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Humberto Camelo, disse que a campanha de combate à febre aftosa bateu recorde em todo País, com 99,3% de cobertura vacinal.