Lúcia Rincon lança candidatura à dep. estadual em tarde festiva no Comitê em Goiânia
Com um delicioso almoço, Lúcia Rincon, candidata a deputada estadual, lança candidatura em tarde ensolarada de sábado, dia 10. Professora da Universidade Católica de Goiás desde 1977, Lúcia participa intensamente da luta sindical, dos direitos da mulher e
Publicado 14/07/2006 15:26 | Editado 04/03/2020 16:44
Na tarde ensolarada deste sábado, dia 10 foi lançada a candidatura da professora Lúcia Rincon para disputar um vaga na Assembléia Legislativa de Goiás, no Comitê Político (Praça Botafogo nº 25, no Setor Universitário). Mais de 150 pessoas participaram deste festivo lançamento de candidatura. Após um animado discurso do candidato a Deputado Federal, professor Fábio Tokarski- amigo de Lúcia de longa data – chamou as mulheres de destaque na política goiana para subir ao palco. Aldo Arantes, candidato ao senado, lembrou da história de luta da professora Lúcia no estado de Goiás como educadora e de suas lutas sempre buscando a equidade de gênero e qualidade de vida para mulheres. Continuando a tarde festiva, foi servida uma deliciosa feijoada.
Nascida no dia 8 de janeiro de 1953, em Pires do Rio (GO), a 120 km de Goiânia, Lúcia Rincon participou de movimentos de juventude e da igreja católica e sempre lutando pela igualdade e pelo respeito às diferenças.
Graduada em História, Lúcia entrou como concursada, para a Universidade Católica de Goiás (UCG) em 1977, fez mestrado pela UNESP/Marília-SP, e doutorado entre 1999-2002 na Universidade Complutense de Madri, Espanha. Após os estudos, lançou seu livro intitulado “Imagens de Mulher e trabalho na telenovela brasileira”, com uma parceria entre as editoras da UCG e Anita Garibaldi.
A professora Lúcia sempre aliou seu trabalho profissional à sua participação na organização e direção de entidade como a Associação dos professores da UCG-APUC. No período de 1991 a 1999, foi Diretora para Assuntos da Mulher, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE).
Lúcia Rincon foi uma das fundadoras do Centro Popular da Mulher (CPM) em março de 1985 e da União Brasileira de Mulheres (UBM), em agosto de 1988 onde tem até hoje lugar de destaque na busca pelos direitos da mulher.
A sua atuação é marcada pela orientação das mulheres trabalhadoras, donas de casa e estudantes, lutando pela valorização de gênero no mundo do trabalho com a promoção de cursos e dando contribuição pessoal na formação de quem precisa.
Em 1983, a professora Lúcia coordenou a Fundação Municipal de desenvolvimento Comunitário.
Com sua militância pela busca da aprovação da Nova Constituição brasileira, nas eleições de 1988, Lúcia se candidatou a vice-prefeita na chapa do PCdoB, encabeçada por Aldo Arantes.
Militante feminista e sindical, Lúcia Rincon esteve à frente em 2003/2004 da Superintendência do Ensino Superior da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás – SECTEC.
Atualmente a professora Lúcia compõe a Comissão Política do PCdoB em Goiás, é tesoureira do CPM e participa com informações e suas experiências nas rádios FM´s de Goiânia.
Eliz Brandão
Secretária de Comunicação
PCdoB – Goiânia
Colaboração:
Carolina Skorupski