Corte de funcionários ameaça proposta da Varig Log

O advogado da entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), Otávio Neves, disse que a Varig Log ainda não esclareceu na proposta de compra da Varig como será o processo de demissão de cerca de 9 mil funcionários da companhia.

Segundo Neves, a proposta prevê que a chamada Varig “nova”, ou Varig Operacional, absorverá 2 mil funcionários da empresa, enquanto a Varig “velha”, ou Varig Comercial, ficará com apenas 50 trabalhadores. Mas a Varig emprega atualmente cerca de 11 mil funcionários e a proposta não detalha como se dará o afastamento dos outros 9 mil. Neves estima que a empresa deve gastar cerca de US$ 80 milhões para indenizar esses trabalhadores.


O advogado disse que os trabalhadores vão continuar a analisar a proposta e pedirão mais esclarecimentos à Varig Log ao longo deste fim-de-semana. As dívidas trabalhistas da Varig somam R$ 400 milhões. Na segunda-feira, os credores da empresa se reunirão em assembléia para decidir se aprovam ou não a oferta da Varig Log. Se a proposta for aprovada, haverá um novo leilão da Varig. Caso contrário a Justiça poderá decretar a falência da empresa.


O preço do querosene de aviação (QAV), um dos principais insumos do setor aéreo, terá queda de 2,4%, segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). Será o segundo recuo do mês, já que em 1º de julho houve queda de 1,7% no valor do produto. Com a nova redução, o preço do QAV passa a acumular alta de 19,7% no ano. De acordo com o sindicato, o combustível representa de 30% a 50% dos custos operacionais das transportadoras, dependendo do perfil de cada empresa.


 


Com agências