Lula e Fox promoverão integração do México no Mercosul

Os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e mexicano, Vicente Fox, decidiram neste domingo promover a integração do México no Mercosul.

O porta-voz da Presidência mexicana, Rubén Aguilar, informou do encontro que os dois líderes mantiveram após a reunião de presidentes do grupo dos cinco (México, Brasil, Índia, China e África do Sul), que representa os países “em desenvolvimento”. Segundo o porta-voz mexicano, os dois presidentes latino-americanos concordam que a integração do México no Mercosul deve ser feita o mais rápido possível e com os mecanismos mais fáceis. “Assisti a várias reuniões entre os dois e nunca o tema do Mercosul foi tratado com este nível de compromisso político recíproco”, disse Rubén Aguilar.


Os presidentes dos países-membros do Mercosul farão no fim de julho uma cúpula na cidade argentina de Córdoba, na qual as aspirações mexicanas poderiam receber um impulso. Segundo o porta-voz mexicano, Fox e Lula falaram também da integração dos mercados energéticos, da construção do grande gasoduto do Cone Sul e da integração deste com outro duto procedente do México e da Colômbia.


 


Com agências