Para Obrador, 1,5 milhão de votos estão sob suspeita

O candidato progressita Lopez Obrador afirmou na tarde deste domingo (16/7) que pelo menos 1,5 milhão dos votos da eleição presidencial mexicana ocorrida em 2 de julho estão sob suspeita. A afirmação de Obrador ocorreu durante a mobilização que reuni

Diante de tamanha demonstração pública de repúdio às fraudes cometidas nas últimas eleições, o candidato da coligação “Pelo Bem de Todos” convocou a todos para um novo protesto, marcado para o dia 30 de julho. Para Obrador, cerca de 60% das atas de registro e cálculo dos votos sofreram algum tipo de violação.



De acordo com os números divulgados pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), Obrador foi derrotado pelo governista Felipe Calderón nas eleições presidenciais de 2 de julho por apenas 0,52% dos votos. Há claras evidências de fraude no processo eleitoral, e por isso a chapa encabeçada pelo candidato oposicionista exige que seja realizada uma nova contagem de votos em todo o país.



Argumentos pífios



As principais palavras de ordem nas ruas mexicanas exigiam a recontagem de todas as urnas, “voto por voto”, conforme gritava a multidão reunida na Praça do Zócalo para apoiar Obrador. O candidato lembrou que, das 130.788 atas de registro, quase 60% possuem erros aritméticos. “Fica muito claro: as atas não refletem o verdadeiro resultado da votação”, afirmou.



Obrador criticou aqueles que têm utilizado os mais diferentes argumentos para impedir a recontagem dos votos. “Alguns se refugiam dizendo que não há tempo ou caráter técnico para isso. O que essas pessoas ainda não entenderam é que o que está em jogo é a democracia e a estabilidade política do país. Ninguém deveria temer que a eleição seja limpa”, defendeu.