Britânicos deixarão impunes policiais que assassinaram Jean Charles

Um relatório da Promotoria Pública Britânica determina que “nenhum dos policiais envolvidos na morte do brasileiro Jean Charles de Menezes será indiciado individualmente”, revelou nesta seguinda-feira (17) a emissora britânica BBC.

O relatório da promotoria acusa de forma geral a Polícia Metropolitana de Londres de ter violado leis de segurança e sanitárias, “por ter falhado no seu dever de proteger Jean Charles”. Isso significa que nenhum dos envolvidos será julgado pelo assassinato do brasileiro e permanecerá impune.


Na semana passada, a BBC revelou que que a Comissão Independente de Queixas contra a Polícia (IPCC, na sigla em inglês) “recomendou” à promotoria que indiciasse a comandante das operações com armas de fogo, Cressida Dick, e os dois policiais que efetuaram os disparos, por homicídio culposo. Menezes foi assassinado a tiros por policiais à paisana no dia 22 de julho de 2005 na estação de metrô de Stockwell, no sul de Londres.


A promotoria se manifestou após meses de análise do relatório sobre a morte do brasileiro feito pela IPCC – o documento foi entregue aos promotores em janeiro. A IPCC diz ter investigado o assassinato do brasileiro durante seis meses. A comissão independente alega ter ouvido os 30 passageiros que supostamente estavam no vagão do metrô quando Jean Charles foi assassinado. O IPCC coletou ainda 600 declarações escritas.


A conclusão do relatório foi entregue pela IPCC à promotoria pública britânica em janeiro deste ano. No mesmo mês, uma comissão de enviados do governo brasileiro a Londres ouviu da promotoria pública que a decisão de abrir ou não processos criminais contra os envolvidos na morte do brasileiro se daria em abril. Mas a decisão acabou sendo adiada para agora, o que despertou críticas da família do brasileiro.