Comunistas de Belarus decidem reunificar partidos

Os delegados que tomaram parte do último congresso do Partido Comunista de Belarus e do Partido Comunista Belarusso decidiram, no último fim de semana, reunificar os partidos. A decisão foi tomada em 15 de julho, quando os partidos abriram o congresso

A resolução adotada pelo congresso destaca que “A presença de duas organizações políticas comunistas é uma contradição à lógica de consolidação atual da sociedade belarussa, que aponta para a construção de uma sociedade soberana e orientada pelo Estado”.


Foi decidido restaurar para o partido comunista belarusso (PCB) a filiação de todos os membros que tomaram parte em encontros sobre a reunião e do congresso de reunificação, assim como daqueles que pertenciam aos quadros do partido comunista de Belarus quando a organização resolveu tomar parte do atual Partido Comunista da União Soviética.


A resolução determina que todas as organizações do partido e todos os comunistas devem estar prontos a aumentar significativamente suas responsabilidades e influência junto à sociedade belarussa.


A decisão de manter o congresso foi apoiada pelos membros jovens dos dois partidos, que desejavam reviver as melhores tradições do movimento comunista em Belarus. Durante o congresso os participantes destacaram que o desenvolvimento sócioeconômico, uma das tarefas decididas pelo 3.º Congresso Nacional Belarusso estão de acordo com os programas sociais defendidos pelas forças de esquerda.


O congresso reuniu 157 delegados do PC Belarusso e 74 do PCB, num total de 263 delegados. Além disso, o status de participante do congresso também foi garantido a 32 membros do Birô e do Conselho do PCB. O congresso também tomou uma decisão que modifica a direção do PCB.


O Congresso adotou uma resolução dirigida “Aos povos de Belarus, da CEI e do Mundo”, e aprovou as atuais políticas sociais e econômicas, exigindo também que a atual desinformação e pressão psicológica sobre a Belarus seja cessada. Outra decisão é de envidar esforços no sentido de fortalecer os traços internacionais de solidariedade e de unificar o movimento comunista.