Fórum de São Paulo se reúne em Buenos Aires

A cidade de Buenos Aires recebeu nesta semana o 3º Encontro Regional Sul do Fórum de São Paulo. A data e o local do encontro foram escolhidas devido à proximidade com a 30ª Reunião de Cúpula do Mercosul, realizada desde quinta-feira (20/7) em Córdoba, tam

Nesta sexta-feira foi divulgada uma declaração oficial sobre a reunião desta semana, destinada aos presidentes do Mercosul e seus chanceleres.



Confira abaixo trechos do documento:



Declaração de Buenos Aires
3º Encontro Regional Sul do Fórum de São Paulo



Entre as atividades prévias à Reunião de Cúpula do Mercosul, a ser realizada entre os dias 20 e 21 de julho em Córdoba, Argentina, os partidos de esquerda e progressistas da Regional Sul do Fórum de São Paulo se reuniram para fortalecer nossa coordenação política e o intercâmbio de experiências e solidariedade entre nossas organizações.



Ao analisar a conjuntura latino-americana e o que aconteceu ao longo dos últimos seis meses, data em que ocorreu nossa última reunião, destacamos como avanços positivos:



– A vitória do companheiro Evo Morales nas eleições presidenciais da Bolívia, reafirmando a tendência de acesso a governos por parte das forças progressistas e de esquerda no continente;



– O ingresso da Venezuela como membro pleno do Mercosul, por revigorar o bloco, que conta agora com mais de 250 milhões de habitantes;



– O avanço de iniciativas para o intercâmbio e a cooperação energética entre os países da região;



– O início das atividades dos Fundos de Convergência Estrutural, com o objetivo de corrigir as assimetrias das economias menores do Mercosul.



Esses avanços e o processo de integração de nossos países fazem más otimistas as perspectivas do Mercosul, que deve se aprofundar nas questões econômicas e comerciais, políticas, sociais e culturais, convertendo-se assim em uma real integração de povos e governos. Assim mesmo e apesar desses avanços, devemos ter em conta que foi insuficiente o tratamento das assimetrias entre os países membros – e esse é um tema fundamental para que o processo avance.



O Mercosul está vivo, continua seu processo de crescimento e avanços, se estende a mais países e se propõe a superar os problemas que travam a execução de projetos produtivos, sociais e culturais que afiancem a verdadeira integração.



VIVA A INTEGRAÇÃO DE NOSSOS POVOS!!


Terceiro Encontro Regional Sul do Fórum de São Paulo