México: Calderón muda discurso e adota postura discreta

O candidato governista nas eleições presidenciais do México, Felipe Calderón, tem adotado uma postura mais discreta nos últimos dias, após as manifestações populares favoráveis a seu adversário, o progressista López Obrador.

De acordo com os números divulgados pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), Obrador foi derrotado pelo governista Felipe Calderón por apenas 0,52% dos votos nas eleições ocorridas em 2 de julho. Há claras evidências de fraude no processo eleitoral, e por isso a chapa ''Pelo Bem de Todos'', encabeçada por Obrador, exige que seja feita a recontagem de todas as urnas, voto por voto.



Grande parte da população mexicana respalda a exigência de Obrador. No último domingo, 1,1 milhão de pessoas foram as ruas para protestar contra o resultado anunciado pelo IFE. Desde a última quarta-feira (19/7), setores organizados da sociedade iniciaram uma resistência civil, com a finalidade de pressionar o Tribunal Eleitoral do Poder Judicial da Federação (TEPJF) a aceitar a recontagem dos votos.



Conselho de amigo



A postura de Calderón mudou há alguns dias, diante das manifestações populares. Até dado momento, o candidato governista aparecia freqüentemente nos principais veículos de comunicação do país, com o rótulo de presidente eleito. Há alguns dias, seu comportamento mudou, em grande parte por sugestão de grupos empresariais mexicanos.



''Não é conveniente ou prudente que, em um momento como esse, haja triunfalismo. É necessário que Calderón atue como um candidato que, de acordo com o IFE, teve maioria de votos nas eleições. No entanto, ele não deve agir como presidente eleito'', afirmou Alberto Nuñez Esteve, dirigente da Confederação Patronal da República Mexicana (Coparmex).



Novas denúncias



Enquanto vê seu concorrente agir com mais discrição, Obrador e sua equipe preparam um novo pacote de denúncias, desta vez contra o IFE. A coligação ''Pelo Bem de Todos'' entende que os conselheiros do órgão agiram de modo intencional e irresponsável durante a contagem dos votos, com a intenção de confundir e desvirtuar o resultado das eleições.



''O IFE mente flagrantemente e está confundindo a opinião pública'', afirmou o senador Jesus Ortega, coordenador da campanha de Obrador, prometendo entrar na Justiça contra o órgão, seja qual for o resultado final das eleições.