Sindicato pressiona pelo fim do trabalho aos domingos

– Lideranças dos comerciários na região entregam documento ao ministro do Trabalho, Luís Marinho, pedindo mudanças na legislação.

Rosane Simon, Plínio Teixeira e Nestor Kasling, respectivamente os presidentes dos Sindicatos dos Comerciários em Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa, além do presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Celso Woyciechowski, estiveram na tarde desta quinta-feira (20/07) com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.


Os sindicalistas entregaram ao ministro uma carta reivindicando alterações na lei federal número 10.101 /2000, que trata do trabalho aos domingos em estabelecimentos comerciais e supermercados. O documento sugere a substituição dos artigos 6º e 7º da lei, de forma que estabeleça a necessidade de acordo coletivo de trabalho entre empresários e sindicatos para permitir o trabalho aos domingos. Além disso, as horas trabalhadas devem ser remuneradas com um adicional mínimo de 100% em relação ao valor no horário normal de trabalho e, ainda assim, sem prejuízo do respectivo repouso semanal. Também define o texto que o trabalho aos domingos não poderá ocorrer em duas semanas consecutivas e que não haverá expediente em feriados cívicos ou religiosos.


Santa Rosa – O encontro com o ministro Luiz Marinho ocorreu em Santa Rosa, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges. Ali, Marinho participou de ato público para anunciar a ampliação do seguro-desemprego para trabalhadores dos setores metal-mecânico, coureiro-calçadista e moveleiro. Os profissionais recentemente demitidos de empresas atuantes nestas atividades terão direito a duas parcelas adicionais do seguro-desemprego.


 


 


 


 


Mateus Junges