Tabaré Vásquez anuncia acordo energético com a Venezuela

O presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, anunciou nesta sexta-feira (21/7) que seu país está prestes a firmar um acordo energético com a Venezuela, com a finalidade de participar da exportação de óleo diesel na chamada Faixa de Orinoco, localizada em terr

Vásquez anunciou o acordo na cidade argentina de Córdoba, durante a 30ª Reunião de Cúpula do Mercosul. De acordo com a parceria, parte do óleo diesel localizado em Orinoco passaria a ser refinado em Montevidéu.



O presidente uruguaio não deu maiores detalhes do acordo, mas classificou como “positiva” a entrada da Venezuela no Mercosul – a reunião em Córdoba é a primeira em que o país participa como membro pleno do bloco.



Uruguai x Argentina



Questionado a respeito do recente desentendimento com a Argentina, devido à construção de duas fábricas de celulose na fronteira com o país vizinho, Vásquez optou por não acirrar as relações entre os dois países.



Na semana passada, o Uruguai obteve uma importante vitória no Tribunal Internacional de Haia sobre os argentinos. Decidiu-se que os uruguaios poderão construir legalmente as duas fábricas, à margem do Rio Paraná.



“Estamos abertos ao diálogo. Por parte do Uruguai temos a maior disposição para um entendimento. Acima das diferenças, deve prevalecer a irmandade que existe entre uruguaios e argentinos”, declarou.



Com agências