CBF confirma Dunga como novo técnico da seleção brasileira

Ricardo Teixeira voltou a surpreender o mundo da bola. Na tarde desta segunda-feira (24/7), o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou Dunga como novo técnico da seleção brasileira. Ao site da CBF, Teixeira  disse, em tom retór

Se sobrará vibração, falta experiência no cargo. Capitão do Brasil nas Copas de 1990, 1994 e 1998, Dunga jamais foi treinador. Sua estréia ocorrerá em 16 de agosto, quando a seleção enfrenta a Noruega, em Oslo. Os novos integrantes da comissão técnica serão anunciados nos próximos dias


 


“Quero trazer para a seleção brasileira a mesma vontade que tive como jogador. Vibração, motivação e vontade de vencer são imprescindíveis para vestir a camisa da seleção”, declarou Dunga. Ele substituirá Carlos Alberto Parreira, que deixou o comando do Brasil após o fracasso na última Copa do Mundo, disputada na Alemanha.


 


A CBF divulgou a escolha após uma reunião de duas horas com o ex-jogador. A entidade que comanda o futebol no Brasil espera repetir o sucesso que os alemães tiveram – primeiro com Franz Beckenbauer, em 1990, e depois com Juergen Klinsmann no Mundial deste ano na Alemanha -, usando jogadores consagrados e vitoriosos como técnicos inexperientes, mas de carisma.


 


Riscos claros
A estratégia é perigosa – e já deu errado no futebol nacional. Em 1990, com o péssimo desempenho do Brasil na Copa da Itália, a CBF trocou o treinador Sebastião Lazaroni (que era fraco) pelo ex-jogador Paulo Roberto Falcão (que era um estreante no posto).


 


Em 17 jogos à frente da seleção, Falcão conquistou apenas seis vitórias e mostrou um futebol medíocre na Copa América de 1991. Foi demitido com menos de um ano no cargo.


 


A eliminação na Copa de 1990 foi também a pior fase da gestão de Ricardo Teixeira na CBF. Capitão do Brasil no Mundial, Dunga emprestou seu nome ao fiasco da seleção – a “Era Dunga”. O volante se redimiu no Mundial seguinte, em 1994, ao levantar a taça do tetracampeonato brasileiro.


 


Segundo o site da CBF, “a escolha de Dunga como treinador e a nova estrutura da comissão técnica da Seleção Brasileira têm como objetivo a disputa da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e também a Copa do Mundo de 2014, que tem o Brasil como principal postulante”.


 


Da Redação, com agências