Brasil goleia Bolívia no futebol para cegos

Ao contrário da Seleção Brasileira de Futebol, que não fez nenhuma exibição marcante na Copa do Mundo deixou a Alemanha de forma melancólica, o time de futebol para cegos do Brasil fez um jogo impecável na estréia da 1.ª Copa IBSA América de Futebol, que

Os jogadores brasileiros terminaram o jogo contra a Bolívia com o dilatadíssimo placar de 13 a 0. A Copa América é promovida pela Associação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, em sua sigla em inglês).


A equipe destaca-se pela união e técnica apurada, já exibida durante os treinamentos realizados na semana passada, também em São Paulo. O primeiro gol da partida foi anotado aos 6 minutos de jogo, pelo artilheiro da partida, o atacante Ricardo Alves, que no total anotou seis dos 13 gols. Ricardo também fechou a goleada aos 49 minutos do segundo tempo.


Além do Brasil, participam também as equipes da Bolívia, Chile, Colômbia e Paraguai. O principal objetivo do torneio é a disputa pela última vaga das Américas para o Mundial de Futebol para Cegos, classificatório para Pequim-2008, na Argentina. O Brasil já está classificado.


Nesta terça-feira (25/7) hoje as seleções do Chile e Paraguai se enfrentarão às 17h. na quarta-feira o time brasileiro enfrentará o paraguaio às 9h30 e logo depois a Bolívia jogará com o Chile. A competição é disputada nas dependências da Clube de Campo da Fundação Itauclube.


Além da presença de autoridades, 300 crianças participarão da Copa, assistindo aos jogos e aprendendo sobre o esporte e a superação de tais atletas paraolímpicos.


O futebol para cegos tem as mesmas regras do futebol de salão (futsal), com algumas adaptações: dentro da bola existe um guizo, que serve para orientação dos atletas; nas laterais da quadra têm bandas laterais, que limitam o tamanho do campo de jogo, além de ajudar a dar continuidade à partida; os jogadores jogam vendados; os goleiros têm visão normal e os times utilizam um “chamador” atrás do gol (pessoa que orienta os atletas para o lado que a bola deve ser chutada).


Fotos: Confederação Brasileira de desportos para Cegos – CBDC (httP://www.cbdc.org.br)