Movimentos sociais vão pedir reforma agrária a candidatos

Um documento contendo as principais plataformas das organizações que defendem a reforma agrária e a agricultura familiar será divulgado no final do Encontro Nacional dos Povos do Campo, que está ocorrendo em Brasília.

A proposta deverá ser encaminhada aos candidatos que concorrem em todos os níveis, conforme destacou Marina dos Santos, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.


 


“Este documento será usado tanto do ponto de vista interno para debates em torno da questão rural, quanto do ponto de vista externo, para nortear a política de governo dos futuros políticos”, disse.


 


Alguns dos pontos a serem tratados no documento, conforme ressaltou Marina, referem-se, por exemplo, a projetos de agricultura familiar na produção de alimentos para abastecer o mercado interno.


 


E também propostas de como mobilizar as base dos movimentos sociais e as forças organizadas da sociedade para a discussão em torno de um projeto de desenvolvimento que elimine a pobreza também estarão presentes na proposta final.


 


O Encontro Nacional dos Povos do Campo: Por Dignidade e Justiça segue até a próxima terça feira (25). Ele é organizado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, que reúne 45 entidades.