Putin apóia candidatura da Venezuela ao Conselho de Segurança
O presidente da Rússia, Vladmir Putin, confirmou nesta quinta-feira (27/7), em Moscou, que dará todo o apoio possível à candidatura da Venezuela a uma vaga não-permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Publicado 27/07/2006 13:23
A declaração de Putin foi dada logo após o encontro reservado que teve com o presidente venezuelano Hugo Chávez, no Kremelin. “Aplaudimos a aspiração da Venezuela de ocupar uma cadeira como membro não-permanente no Conselho de Segurança”, afirmou.
Putin destacou também a importância da visita de Chávez a seu país. “Trata-se de uma oportunidade muito boa para analisar a implementação de novos convênios e acordos de cooperação. Estamos muito satisfeitos com o progresso que obtivemos entre nossos parlamentos e os contatos políticos obtidos entre eles”, afirmou.
Outros apoios
A Venezuela já conta com o apoio formal dos países do Mercosul, além da Bolívia, para sua candidatura à vaga rotativa no Conselho de Segurança. No Caribe, outros 14 países também já se manifestaram favoravelmente, assim como a Liga Árabe.
Segundo o chanceler da Venezuela, Alí Rodriguez, o país já conta com mais votos do que os necessários para conquistar a vaga no Conselho de Segurança.