Acampado, Obrador diz que conseguirá recontagem

Pelo terceiro dia consecutivo, o candidato progressista Andrés López Obrador dormiu no acampamento armado na Praça do Zócalo, na Cidade do México, convencido de que ganhará a luta jurídica iniciada ao impugnar as eleições de 2 de julho.

No Zócalo, onde estão instalados 31 acampamentos – um para cada um dos 31 estados da República –, o ambiente é de tranqüilidade.



Obrador pede à Justiça Eleitoral a recontagem de cada um dos 41 milhões de votos, depois que uma apuração provisória do Instituto Federal Eleitoral (IFE) deu uma vantagem de 0,58% ao candidato da direita, o governista Felipe Calderón, do Partido Ação Nacional (PAN).



“Vamos ganhar”, disse Obrador, que na noite desta terça-feira afirmou não estar contra as instituições, mas desconfiar daqueles que agora as têm em suas mãos. Ele pediu que os juízes do Tribunal Eleitoral atuem “com patriotismo e sensatez” na hora de avaliar se realizarão a contagem de voto por voto.



“Do Zócalo faço um chamado respeitoso aos juízes do Tribunal para que atuem com patriotismo, sensatez, com retidão e levem em conta que a decisão que tomarão é histórica, é um assunto fundamental para a vida pública do México, sobre o destino da democracia em nosso país”, disse.



Ricardo Monreal, um dos três responsáveis jurídicos da demanda de López Obrador, disse que o candidato deve esperar a decisão dos juízes dentro de dois ou três dias. Os magistrados deverão optar entre três possíveis decisões: recontar as 130 mil mesas eleitorais, recontar apenas as 50 mil impugnadas ou não recontar nenhuma.