Filme pacifista recupera ativismo de John Lennon e Yoko Ono

Numa tentativa de aproveitar o clima contrário à guerra, outdoors vão aparecer em Nova York e Los Angeles neste mês anunciando ''war is over! – if you want it'' (a guerra terminou! – se você quiser). Nada de declaração política ou mobilização antibélica.

Os outdoors são uma reprodução dos cartazes criados e distribuídos por John Lennon e sua mulher, Yoko Ono, em 11 cidades norte-americanas em 1969, em protesto contra a Guerra do Vietnã. Já o documentário dos cineastas David Leaf e John Scheinfeld acompanha a transformação de Lennon de músico em ativista pacifista – e mostra como o governo norte-americano tentou silenciá-lo. Leaf, Scheinfeld e os executivos de marketing da Lionsgate passaram muito tempo com Yoko Ono preparando a campanha.


 


''É lamentável que o mundo esteja em guerra outra vez'', comentou Leaf. ''Acho que um filme sobre John Lennon, que foi destemido em sua campanha pela paz, é especialmente relevante num momento em que o medo parece dominar''. O co-presidente de marketing em cinema da Lionsgate, Tim Palen, disse que ficou tão impressionado com a visão artística e o ativismo de Lennon e Ono que decidiu que ''a coisa mais inteligente a fazer seria usar as idéias deles diretamente na campanha''.


 


Isso significou criar a reprodução mais exata possível dos cartazes originais. ''Procuramos usar a mesma fonte e o mesmo espaçamento que os originais, para não tomar liberdades com sua forma artística'', acrescentou Palen. ''Embora seja branco sobre preto – e embora a maioria das pessoas veja isso como algo genérico -, o brilho consiste em sua simplicidade. Buscamos a maior exatidão possível nos detalhes''.


 


O outdoor de Nova York será inaugurado na quarta-feira (09/8), e o de Los Angeles será inaugurado em 15 de agosto. A única diferença em relação ao outdoor original é que o endereço na internet (www.joinnutopia.com) vai aparecer embaixo. Outro componente da campanha é o ''Grudge Report''. Brincadeira em cima do conhecido ''Drudge Report'', o site criado pela Lionsgate inclui links para outros sites que fornecem informações relevantes para o filme.