Ibope confirma vitória de Déda no 1º turno

O IBOPE divulgou ontem sua primeira pesquisa de intenções de voto no estado de Sergipe. O instituto entrevistou 812 eleitores e registra a vitória, no 1º turno, do camdidato oposicionista Mar

O IBOPE divulgou ontem sua primeira pesquisa de intenções de voto no estado de Sergipe. Segundo o Instituto, o candidato oposicionista Marcelo Déda (PT), venceria a eleição no 1º turno com 44%, contra 36% do candidato pefelista e o que sobrou do PSDB-SE a reeleição João Alves. Os demais candidatos somados chegam a 6%, os votos brancos e nulos chegam a 8% e indecisos 7%.


 


O candidato Marcelo Déda recebeu o resultado com muita alegria. ''Acredito que esses números são uma confirmação do sentimento de mudança que os sergipanos têm manifestado durante todos esses anos. É um resultado bastante positivo, mas não nos acomoda. Vamos intensificar nossa campanha e chegar a cada canto do estado com nossa mensagem de trabalho e de competência para ampliar as oportunidades da população e fazer um Sergipe para todos'', destacou.


 


O fator preponderante para a tal desempenho, foi a ótima administração que o petista realizou a frente da Prefeitura de Aracaju e o crescente apoio de lideranças políticas em todo o estado, inclusive com a desfiliação de dois ex-Presidentes estaduais do PSDB, o Deputado Federal Bosco Costa e a Prefeita de Itabaiana (3º maior colégio eleitoral do estado) Maria Mendonça.


 


Já no ninho pefelista, o resultado desta pesquisa jogou panos frios na visita do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), que em menos de um mês visita o estado de Sergipe. Alckmin tem encontrado dificuldades para aumentar sua popularidade no nordeste e com candidatos fracos, a exemplo de João Alves, dificilmente terá condições de reverter este cenário.


 


Um outro fator a considerar, que de todos os candidatos a reeleição ao governo nos estados, João é o único que esta perdendo, o que indica que o desespero poderá reinar na tática de sua campanha, a partir de agora.


 


Está pesquisa chega num momento oportuno, nas vésperas do início do programa eleitoral na rádio e na TV, onde o petista sempre demonstrou um forte desempenho por conta seu carisma e poder de persuasão. Só para recordar, em 2000, quando se candidatou pela primeira vez à Prefeitura de Aracaju, Déda aparecia em 3º colocado, mas acabou ganhando aquele pleito no 1º turno.


 


Disputa promete para o Senado


 


Na disputa por uma vaga ao senado, a candidata Maria do Carmo Alves (PFL) está na frente com 44% e José Eduardo Dutra (PT) está em segundo lugar, com 29% das intenções de voto. Os demais candidatos somados tem 5%. O número de votos brancos e nulos somam  8% e os eleitores que não sabem ou não opinaram, 10%.


 


Apesar da diferença, Zé Eduardo tem demonstrado otimismo. Ele tem afirmado que D. Maria é vista pelo povo como aquela mulher que realiza ações de caridade com o dinheiro do estado e não como uma senadora da Reública. A estatégia de sua campanha será demarcar que a eleição é para o Senado e não para Secretária de Combate a Pobreza, cargo que Maria do Carmo exerceu nos últimos 4 anos.


 


A senadora Maria do Carmo, quando exerceu o seu mandato, teve uma péssima atuação. Poucos pronunciamentos – foram 131 ao todo e a maioria registros de datas comemorativas – poucas proposições e nenhuma presença na articulação e no debate político nacional.


 


É bom destacar que, nas últimas eleições para o governo, o então candidato João Alves aparecia como vitorioso no primeiro turno no início da campanha, e nos últimos 45 dias de campanha, o petista conseguiu ir ao segundo turno e quase ganhou as eleições.


 


O IBOPE entrevistou 812 eleitores de 33 municípios de Sergipe foram ouvidos. Com uma margem de erro de 3 pontos percentuais pra mais ou pra menos. Ela ocorreu nos dias 01 e 03 de agosto, sob encomenda da TV Sergipe, afiliada da Rede Globo no Estado, com o registro no TRE-SE nº 2451/2006.