México: Recontagem de votos vai confirmando fraudes

A recontagem (ainda que parcial) dos votos das eleições presidenciais do México vai confirmando aquilo que só as forças conservadoras do país se negam a admitir: o processo eleitoral realmente foi recheado de fraudes que influíram no resultado divulgado i

O Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TRPJF) iniciou a recontagem de cerca de 9% das urnas de todo o país nesta quarta-feira (9/8). Passado pouco menos de um dia, já foram encontradas discrepâncias de toda espécie: contagem incorreta, urnas violadas, listas nominais que desapareceram e votos não contabilizados são os que mais saltaram aos olhos das autoridades mexicanas.



Em um balanço do primeiro dia de recontagem, a equipe do candidato progressista López Obrador avalia que, diante de tantas irregularidades comprovadas, há argumentos o bastante para solicitar a recontagem de todos os votos do país.



Discussões e vigilância



O primeiro dia foi marcado por um forte esquema de segurança nos locais em que houve recontagem, além da presença constante de representantes de Obrador e de seu adversário, Felipe Calderón.



Em alguns dos locais, houve princípios de discussão entre os partidários de Obrador e Calderón. Em Coyoácan foi necessária a intervenção da polícia para acalmar os ânimos.



A previsão do TRPJF é encerrar a recontagem até segunda-feira pela manhã, mas há a possibilidade de o resultado ser divulgado no domingo.