Para as Farc, só justiça social trará paz à Colômbia

Não haverá uma saída política para o conflito armado existente na Colômbia sem que se consiga justiça social. A afirmação consta de um editorial publicado nesta quarta-feira na página da internet das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ser

“Desde sua origem, as Farc têm insistido na busca de uma solução pacífica para o conflito social e político que vive o país. Mas estamos convencidos de que esta só poderá ser alcançada por meio de uma verdadeira justiça social”, diz o editorial.



O texto defende também que essa justiça deve estar sustentada em mudanças econômicas e políticas estruturais, sólidos princípios de soberania e no respeito dos direitos humanos por parte do Estado.



O editorial, no entanto, não faz menção direta ao discurso de posse do presidente reeleito Álvaro Uribe, a respeito da busca pela paz na Colômbia. A única referência a Uribe refere-se à sua pouca disposição para uma solução política negociada.



“Contrariando a opinião pública nacional, Uribe prioriza a confrontação armada, investindo quantidades fabulosas para a guerra e abrindo as portas para a intervenção gringa”, defendem as Farc.



Culpados



O editorial aponta as elites colombianas, muito bem representadas no governo, como o principal culpado pela situação em que o país se encontra há décadas. “São eles que romperam os processos de diálogo, ao se negarem a colocar em ação mudanças que poderiam beneficiar a todo o povo colombiano”.



O texto critica também a idéia de paz que o governo possui. “Eles pensam que irão conseguir a paz com a simples rendição incondicional dos insurgentes e a entrega de suas armas”, ironiza o documento.