Aldo Rebelo participa do Fórum Desenvolvimento Econômico Sustentado

Após proferir palestra sobre o Desenvolvimento Econômico Sustentado, nesta quinta-feira em Goiânia, Aldo Rebelo, presidente da Câmara dos Deputados, recebeu medalha de honra na Assembléia Legislativa e visitou comitê de campanha da Coligação Goiás na F

Na manhã desta quinta-feira, dia 10, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) esteve em Goiânia, Goiás para o ato de instalação do Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentado, na Assembléia Legislativa.


Com iniciativa do Deputado Estadual Fábio Tokarski (PCdoB-GO), o Fórum teve como principal objetivo debater o avanço do desenvolvimento econômico do Estado, priorizando a qualidade de vida de todos os cidadãos.


Com o Plenário da Casa lotado, Aldo Rebelo proferiu a palestra sobre ''Os Elementos Fundamentais para a Elaboração e Implantação de um Projeto de Desenvolvimento Sustentado no Brasil''.


No encerramento da sessão, Aldo foi homenageado com a medalha de honra ''Pedro Ludovico Teixeira''. Após o evento, Aldo Rebelo visitou o comitê eleitoral do candidato a Governador pela Coligação Goiás na Frente (PCdoB, PSB e PT), Barbosa Neto. Ao lado também do candidato ao Senado Federal Aldo Arantes, e do candidato a vice-governador Valdi Camárcio, o presidente da Câmara dos Deputados se reuniu com lideranças políticas goianas.


Em entrevista ao Site do Deputado Fábio Tokarski, Aldo Rebelo destacou a importância da democracia no país para que o desenvolvimento ocorra de forma equilibrada e com justiça social. Segundo ele, o período eleitoral é o momento apropriado para debater os rumos da nação.


Quais são os elementos fundamentais para que se tenha um projeto de desenvolvimento econômico sustentado no Brasil?


Aldo Rebelo: O projeto para o Brasil vai sendo construído em torno de três referências importantes. O primeiro é o do desenvolvimento. O Brasil pode crescer a taxas muito mais significativas do que atualmente. O desenvolvimento não resolve todos os problemas, mas sem desenvolvimento não há qualquer problema que possa ser resolvido.


A segunda referência é a construção da democracia. Sem a participação e a influência do povo brasileiro nas escolhas e nas decisões importantes do país, não se construirá uma sociedade equilibrada. E a terceira referência é a questão social: o país é separado por um abismo entre os mais ricos e os mais pobres, entre as regiões mais ricas e as mais pobres. Isso é um entrave não só ao crescimento da economia porque deixa boa parte da população fora do mercado de consumo e da atividade econômica; bem como conduz uma parcela da população a atos de desespero. Portanto, o desemprego explica, inclusive, uma parte da violência que vivemos no país.


Essas três questões são fundamentais para o projeto de um Brasil mais equilibrado e mais democrático e mais justo.


Qual é a importância do Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentado que o Deputado Fábio Tokarski está lançando em Goiânia?


Aldo Rebelo: Creio que o Fórum avalizado pelo Deputado Fábio Tokarski toma como referência importante a democracia. Não basta o desenvolvimento. É preciso que o desenvolvimento se dê com a participação de todas as classes, de todos os setores da população interessados no seu resultado. E quando reunimos empresários, intelectuais, representantes da população, das associações, dos sindicatos, temos o desenvolvimento não apenas como um desafio, uma possibilidade, mas também como uma questão democrática. É preciso desenvolver para gerar emprego, distribuir renda, aumentar a arrecadação do Estado e dar oportunidade para as pessoas.


O que significa Fábio Tokarski no Congresso Nacional?


Aldo Rebelo: Significa a renovação da ajuda política do estado de Goiás, o fortalecimento de lideranças novas, jovens e capazes de ver o estado de Goiás pelo olhar dos desafios da atualidade, do crescimento, da justiça social e ousar colocar Goiás no nível que o estado merece e precisa. Ou seja, de um estado que não seja apenas uma promessa de desenvolvimento, mas que se faça presente no Brasil com todas as potencialidades que possui. Fábio Tokarski é uma dessas grandes revelações. Apesar de jovem, já é um homem muito experiente, capaz e preparado para contribuir com Goiás e com o Brasil nesses desafios da vida política do País.


Na sua avaliação, o que representa um segundo mandato do Presidente Lula para o país hoje?


Aldo Rebelo: O presidente Lula com a sua eleição estabeleceu uma ruptura importante na vida do país que é a chegada ao governo de um representante do povo, das organizações avançadas da população brasileira e iniciou uma transição que consiste me fazer com que o Brasil retome o crescimento da economia, repare a questão social com os olhos não só do estadístico, mas do administrador preocupado em atender os mais pobres e os mais humildes. O que mais valorizo na eleição do Presidente Lula é a ampliação dos horizontes democráticos do país.


Pela primeira vez, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pode participar de um Governo no Brasil com a presença de Ministros, com influência política mais ampla e a reeleição do Presidente Lula é a continuidade desse processo. Ou seja: de ampliação da democracia, de participação do povo, de ampliação dos direitos sociais, principalmente da população mais pobre. No caso da educação, acredito que o desempenho das universidades do nordeste, na última pesquisa do governo, foram melhores do que as do sudeste, o que mostra que uma importante mudança no Brasil está acontecendo.


O senhor assumiu um Ministério importante e depois a Presidência da Câmara dos Deputados. Caso seja possível fazer um balanço, antes mesmo do término do mandato, o senhor se sente, de alguma forma, decepcionado com o Legislativo?


Aldo Rebelo: Se eu fosse fazer um balanço do meu passado político teria começado no Centro Acadêmico, na diretoria da UNE, há cerca de 30 anos quando vim pela primeira vez a Goiás participar de uma passeata na Avenida Anhanguera. O momento é de olhar para o futuro, ter confiança no Brasil, na capacidade do nosso povo. O Legislativo tem que se renovar e conquistar a confiança e o crédito da população dando provas da sua maturidade e do seu compromisso com o povo e com o País, votando matérias importantes para a população brasileira como votou nos últimos três anos – a Lei de Biossegurança, a parceria público-privada, a reforma tributária e a da previdência.


Quando o Congresso vota matérias importantes para a população ele tem credibilidade e, quando não vota, naturalmente, sofre questionamentos. Temos agora na pauta a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que precisa ser votada. Luto para que o Congresso vote matérias importantes para a população e o país. Se a Casa fizer isso, tem credibilidade e, se não fizer, será permanentemente questionada.


Como integrante do PCdoB, o senhor tem acompanhado a participação do seu partido na sucessão estadual em Goiás?


Aldo Rebelo: Tenho acompanhado pelo candidato ao Senado, Aldo Arantes e pelo Deputado Fábio Tokarski. Tenho a consciência de que o PCdoB procura cumprir o seu papel como uma força política que tem um compromisso com o estado de Goiás. Espero que o partido tenha êxito e que a campanha em Goiás seja conduzida em alto nível porque há homens públicos, candidatos qualificados em todas as frentes constituídas. Acredito que o povo goiano espera que uma campanha com um debate profundo sobre os rumos e as necessidades do estado.


Reportagem: Carolina Skorupski


Adaptação: Eliz Brandão