Esquerda uruguaia se articula contra TLC com os EUA

Os movimentos sociais do Uruguai têm se articulado para evitar que o governo local firme um Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos. Diante da pressão de certos setores do país, a esquerda se uniu em torno da Coordenadoria em Defesa da Soberania c

A principal função da Coordenadoria, segundo documento distribuído à imprensa, é alertar a opinião pública do perigo que um acordo dessa natureza pode trazer ao Uruguai.



“Esse acordo garantirá aos investidores estrangeiros e ao governo norte-americano a compra de boa parte de nossas empresas públicas, além de controlar também nossos recursos naturais, como água, terra e petróleo”, diz o documento.



Existe a perspectiva que até mesmo parte do comércio nacional seria controlado. Outra preocupação diz respeito à crescente presença do Exército dos Estados Unidos em países da América do Sul, como na Colômbia e no Paraguai.



“Somente a união do povo uruguaio será capaz de conseguir deter o império e mudar o rumo deste governo, que tem preparado a entrega de nossa riquezas”, defende o texto. Ao final, três frases resumem aquilo que o movimento pretende propagar:



– Nenhum tratado de submissão aos Estados Unidos;



– Fora de nosso solo o Exército norte-americano;



– Nenhuma base militar no Uruguai para reprimir os povos da América Latina e do mundo.