Mais um tucano renuncia presidência do PSDB-SE para apoiar Déda e Lula

Continua a revoada de Presidentes estaduais do PSDB-SE. Desta vez foi o ex-Prefeito de Macambira Carivaldo Souza, que já declarou voto ao petistas Marcelo Déda, Lula e Zé Eduardo. CArivaldo foi o 3° Presidente do PSDB-SE a renunciar o cargo em 40 dias.

Após a renuncia e desfiliação de seu Presidente estadual, o Deputado Federal Bosco Costa, da Vice-Presidente, a Prefeita de Itabaiana Maria Mendonça, agora foi a vez do 2° Vice-Presidente, que com as renuncias tornou-se Presidente do PSDB-SE, o ex-Prefeito de Macambira Carivaldo Souza. O anuncio foi feito ontem, ao ex-Governador de Sergipe Albano Franco, que tenta se eleger Deputado Federal. Carivaldo é o terceiro Presidente estadual do PSDB, a renunciar o cargo em Sergipe, nos últimos 40 dias.


O motivo para esta revoada, a aliança forçada pela verticalização e a direção nacional do PSDB com o PFL local, do atual Governador João ALves FIlho, que segundo as pesquisas, perderia a disputa para o petista Marcelo Déda.


Segundo Carivaldo, “eu não tinha motivo nenhum para assumir a presidência do partido, até porque, eu, declaradamente, estou apoiando a candidatura do futuro governador de Sergipe, Marcelo Déda, como também a de Lula (PT) para a presidnência e a de Zé Eduardo (PT) ao Senado. Isso está bem claro para todos os cidadãos do meu município”. Ele afirmou que nos últimos anos chegou até a receber ameaça de morte de aliados do Governador de Sergipe e candidato a reeleição, João Alves Filho (PFL).


No fim de sua entrevista coletiva, Carivaldo disse que “o povo de Sergipe já cansou da mesmice e vai optar pela renovação. Acho que é Déda que o povo quer e isso ficou claro na recente pesquisa realizada do Ibope – Déda ganharia no 1° turno, segundo a pesquisa. Acho que já é hora da mudança”.


A cúpula tucana está em pânico. Depende do apoio reciproco dos correligionários sergipanos ao candidato pefelista João Alves, para que o PFL-SE continue apoiando o presidenciavel tucano Geraldo Alkcmin. Já ameaçaram de intervenção, desfiliação em massa, anulação das candidaturas, mas nenhum instrumento tem sido eficiente para solucionar esta revoada.


Mas também era de se imaginar. PSDB e PFL são rivais na política em Sergipe desde 1998, e mesmo com a aliança formal, suas lideranças mantêm as divergências em quase todo o estado. Um outro fator é que nem mesmo o Presidente Nacional do PSDB, o Senador Tarso Gereissati, conseguiu impor a seu correligionário cearense, o candidato a reeleição, o Governador Lúcio Alcântara, o apoio a Alkcmin, aí fica difícil ele enquadrar o partido aqui em Sergipe.


Com a terceira renuncia da presidência do PSDB-SE, assume o Secretário-Geral do partido, o Deputado Estadual Ulices Andrade, que tem feito campanha para a eleição de Déda e Zé Eduardo, ao governo e senado respectivamente. Continuará difícil controlar a revoada tucana em Sergipe.