Pesquisa garante vitória a Déda e Lula no 1º Turno em SE
Instituto Única divulga pesquisa e registra vitória de Déda no 1º turno.
Publicado 14/08/2006 10:59 | Editado 04/03/2020 17:21
O Instituto Única divulgou sua primeira pesquisa de intenção de votos para governador de Sergipe. Segundo o instituto, o candidato oposicionista Marcelo Déda (PT) teria uma vantagem de 12% em relação ao candidato a reeleição, o Governador João Alves Filho (PFL). Este resultado, confirma a liderança de Déda em todo o estado, pois pesquisa divulgada recentemente por outro instituto, o IBOPE, afirma a diferença na casa dos 12%.
Marcelo Déda obteve 50,9% das intenções de voto contra 38,4% do adversário. No cálculo dos votos válidos, a Única confirma o que a primeira pesquisa do Ibope já havia afirmado: Déda seria eleito no primeiro turno. Os percentuais dos outros candidatos, que variam de 2,9% (João Fontes) a 0,1% (Stoessel e Milton Macedo), comprovam que a eleição para governador do Estado em Sergipe permanece polarizada entre os candidatos do PT e PFL.
Esta rodada de pesquisas acontecem num momento importante da campanha, ou seja, antes da veiculação do horário eleitoral gratuito. Com base nesses dados, os candidatos a governador de Sergipe terão um instrumento importante para definirem suas táticas para o rádio e a TV.
O candidato pefelista provavelmente adotará a tática do ataque a Marcelo Déda tentando relacionar este as denuncias de corrupção ao qual o PT se envolveu desde o ano passado. Utilizará o discurso que ele é o único que conhece Sergipe e que lutou contra os poderosos de Brasília contra a transposição do Rio São Francisco, tentando desta forma, reverter a diferença existente registrada nas pesquisas.
Já o candidato petista deverá utilizar o discurso que foi um ótimo prefeito em Aracaju, com fortes investimentos sociais mas com equilibrio nas contas públicas e que esta experiência exitosa deverá ser expandida para todo o Estado. Dirá a população que Sergipe precisa mudar, sair da mesmice e dar um basta a truculência pefelista. Déda, a exemplo de outras eleições, é um andidato que utilizará um discurso ''manso'' e apresentará à sociedade a serenidade e responsabilidade que um Governador precisa ter.
Para Presidente da República, o Instituto Única aponta o Presidente Luis Inácio Lula da Silva com maior número de intenções de voto: 46,9%. O seu concorrente mais próximo, Geraldo Alckmin, teria 21%. Heloisa Helena, candidata do PSOL, teria 13,8%. Eymael e Cristovam Buarque teriam 0,6% cada um. Rui Pimenta, do PCO, e Luciano Bivar, do PSL, ficariam com 0,3%. Não sabem ou não opinaram, 12,3%. Os brancos e nulos somariam 4,4%.