Vanessa debate com empresários  

Vanessa propõe mais proximidade entre parlamentares e entidades de classe durante almoço na sexta-feira (dia 11) promovido pela Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio).

''É preciso estreitar as relações entre os parlamentares e as entidades de classe. Encontros como este possibilitam a troca de idéias, a discussão dos problemas que ameaçam o desenvolvimento do nosso Estado e a definição de estratégias para a defesa dos interesses do Amazonas no Congresso Nacional'', defendeu a deputada Vanessa, durante almoço na sexta-feira (dia 11) promovido pela Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio).


 



 Também participou do encontro o ex-ministro dos Transportes, candidato pelo PL ao Senado Alfredo Nascimento, oportunidade na qual apontou a necessidade de o Estado ter políticas de desenvolvimento para os municípios do interior como forma de amenizar os problemas sociais em Manaus. ''É preciso investir nas potencialidades do interior para que o ribeirinho tenha emprego, viva com dignidade e não tenha a necessidade de vir para Manaus''.


 



 Vanessa colocou aos empresários a sua preocupação com as políticas que visam a preservação da floresta, pressionadas pelas grandes potências mundiais, que defendem a Amazônia intacta, mas sem necessariamente darem alternativas de sobrevivência ao caboclo.


 


Representante da Federação da Agricultura presente na reunião teme que uma excessiva criação de áreas de proteção engesse o desenvolvimento da região.


 



 A deputada entende que a região precisa de políticas de desenvolvimento sustentável, que proporcionem a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem na Amazônia a partir da exploração racional dos recursos naturais. E nesse sentido, a parlamentar afirma que a região pode ganhar ainda mais com um segundo mandato do presidente Lula.


 



 A candidata à reeleição se refere à prorrogação da política de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus até 2023 e o início da construção do gasoduto Coari-Manaus garantidos no atual governo. As fábricas ''sem chaminés'' da Zona Franca foram as grandes responsáveis pela geração de emprego e renda no Amazonas nas últimas três décadas sem que para isso a floresta fosse derrubada, como ocorre, por exemplo, no Sul do Pará.


 



 Com o gasoduto em operação, acrescenta a deputada, o Amazonas experimentará uma nova era de desenvolvimento, com a oferta de energia limpa e mais barata através do gás natural. Ganharão as fábricas do Pólo Industrial de Manaus e os municípios por onde passará o gasoduto, já que estes hoje dependem de um precário sistema elétrico movido à diesel, que não dá margens para o desenvolvimento econômico.


 



 Vanessa destaca que essas ações provam que o presidente Lula tem compromisso com o Amazonas e que muito mais pode ser conquistado para o Amazonas nos próximos quatro anos, como investimentos em infra-estrutura, principalmente para o escoamento da produção do interior. ''Um novo ciclo de desenvolvimento foi iniciado e temos a chance de darmos continuidade a ele. Por isso sou candidata à reeleição, ao lado do presidente Lula''.


 

De Manaus


Hudson Braga