Jantar de confraternização com CHICO LOPES reúne centenas de apoiadores
A arrancada para os 40 dias finais de campanha foi marcada pelo envolvimento de centenas de apoiadores, que fizeram questão de comparecer e deixar claro seu entusiasmo com a caminhada de Chico Lopes rumo à Câmara dos Deputados, em Brasília
Publicado 20/08/2006 17:14 | Editado 04/03/2020 16:37
A arrancada para os 40 dias finais de campanha foi marcada pelo envolvimento de centenas de apoiadores, que fizeram questão de comparecer e deixar claro seu entusiasmo com a caminhada de Chico Lopes rumo à Câmara dos Deputados, em Brasília. ''O jantar se tornou um momento importante de confraternização entre apoiadores, militantes, lideranças políticas, educadores, ex-alunos do Chico Lopes, sindicalistas, intelectuais, empresários, professores universitários, enfim, pessoas que conhecem o trabalho dele, ao longo dos mandatos como vereador e deputado estadual, e estão firmes conosco nesse momento de início de um novo ciclo'', ressaltou Inácio Carvalho, da coordenação da campanha.
Efusivamente cumprimentado por todos que chegavam para o jantar, Chico Lopes pôde trocar idéias com os apoiadores, recebendo sugestões, esclarecendo dúvidas sobre a atual campanha eleitoral e se confraternizando com todos, em um clima de informalidade, camaradageme descontração. Entre várias lideranças políticas, do PCdoB e de outros partidos, confirmou-se o envolvimento dos mais diversos segmentos da sociedade na campanha de Chico Lopes, que recebeu o abraço de nomes como Eudoro Santana (diretor do Dnocs), René Barreira (reitor da UFC), Oswald Barroso (dramaturgo, compositor e gestor cultural) e Roberto Menescal (professor da Unifor), cujos depoimentos você confere mais adiante.
Histórias e recordações
Um dos muitos exemplos de encontros e histórias na descontração da noite se deu no diálogo entre o presidente do PCdoB-CE, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, e o cineasta e produtor cultural Francis Vale. Patinhas lembrou que naquele dia se completavam exatos 40 anos desde seu ingresso no PCdoB – devido a convite feito por Francis, em pleno período de clandestinidade, durante as agruras da ditadura militar brasileira. ''A cantada foi num apartamento na Clarindo de Queiróz. O Francis me mostrou o documento dele de filiação ao PCdoB e me chamou pra uma reunião dali a duas horas. E eu fui'', contou Patinhas.
O dirigente estadual do PCdoB deu detalhes de como foi seu ''batismo'', seguindo os rituais e os cuidados necessários a uma época marcada pela perseguição política a quem quer que discordasse do regime vigente. ''Entre de olhos fechados numa kombi, que nos levou ao local da reunião''. ''Fico feliz de o Patinhas até hoje recordar isso com tantos detalhes. É uma memória espantosa, 40 anos depois!'', comentou Francis Vale.
Entusiamo nos discursos
Em uma breve solenidade, compuseram a mesa Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas (presidente do PCdoB-CE), Paulo de Tarso (presidente do PHS-CE), REginaldo Moreira (presidente do PMN-CE), Lula Morais (vereador de Fortaleza e candidato a deputado estadual pelo PCdoB), João Ananias (ex-deputado estadual, ex-prefeito de Santana do Acaraú e candidato a deputado estadual pelo PCdoB) e Marcelo Silva (do PV, coordenador da Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura de Fortaleza).
Em seu discurso, o deputado federal Inácio Arruda, futuro senador do povo do Ceará em Brasília, destacou a importância de se dar continuidade à representação popular do Estado na Câmara dos Deputados em Brasília, com a eleição de Chico Lopes. ''O meu espírito de candidato a senador é esse: levar junto o Chico Lopes para a Câmara Federal, que é muito importante pra todos nós. Por tudo que ele é e por saber como ele vai nos representar na Câmara Federal. Chico Lopes vai ser um grande deputado federal'', declarou, enfatizando a importância do envolvimento de cada um na campanha: ''Se o povo do Ceará inteiro souber que o Chico Lopes é candidato, vota nele com certeza. Por isso, precisamos espalhar essa boa notícia, pra correr atrás de 150 mil votos pro Chico Lopes''.
Chico Lopes, por sua vez, agradeceu a presença e a participação de todos, frisando o caráter de confraternização da noite e lembrando histórias de eleições passadas. ''Da primeira vez que fomos candidatos, o tempo de TV do PCdoB era tão grande, que só dava pra eu pedir voto pro Inácio e ele pedir voto pra mim'', recordou o candidato, que teve sua trajetória repassada aos presentes, em um texto que, entre outros momentos de sua história de vida, lembrou passagens de sua infância em família humilde, no bairro do Arraial Moura Brasil, onde acontecia o jantar.
Lopes justificou sua candidatura a deputado federal, apontando a necessidade de apoio para avançar nas conquistas sociais e cobrar uma guinada desenvolvimentista e de distribuição de renda em um eventual segundo mandato do presidente Lula. ''Quero estar junto com Lula, para que ele não tenha de fazer alianças com partidos que a gente sabe o resultado. E pra que o meu partido não tenha que voltar à clandestinidade, em plena democracia'', destacou, fazendo referência à cláusula de barreira, que obriga todos os partidos a terem pelo menos 5% do total nacional de votos para deputado federal, para seguirem exercendo todas as prerrogativas atuais. ''Meu passado de vereador por três vezes e de dois mandatos de deputado estadual me dá condições de olhar no olho de cada pessoa e pedir voto. Vamos juntos, para continuar nossa luta'', concluiu.
Depoimentos de apoio
A seguir você confere depoimentos de alguns dos presentes sobre a importância de eleger Chico Lopes para a Câmara dos Deputados:
''A Câmara dos Deputados tem muito a ganhar com a presença de Chico Lopes. Além de ter uma extraordinária experiência de vida popular, ele tem mostrado uma visão muito prática de transformação do seu pensamento em ações, como leis importantes e iniciativas muito oportunas, além de ter um pensamento político muito avançado''.Oswald Barroso, dramaturgo, compositor e gestor cultural
''Somos conscientes de que essa é uma campanha difícil, e por isso precisamos redobrar os esforços para garantir a eleição de Chico Lopes. Ele é um político que guarda suas raízes, uma pessoa muito autêntica. Tive o prazer de ser seu colega na Assembléia Legislativa, e agora estou convicto da importância de elegê-lo para a Câmara dos Deputados''.Eudoro Santana, diretor do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – Dnocs
''Chico Lopes é uma verdadeira bandeira pelo avanço tecnológico e pela educação no Brasil''. Professor e pesquisador Roberto Menescal, da Universidade de Fortaleza – Unifor.
''Chico Lopes sempre foi uma pessoa extremamente comprometida com a cidadania e a educação pública, lutando pela garantia de qualidade em todos os níveis. É impressionante a determinação, a capacidade de liderança, na vida do Chico Lopes. É muito importante pro ceará a presença do Chico Lopes na Câmara Federal, para dignificar aquela casa e garantir uma bancada comprometida com os avanços do governo Lula. Chico Lopes é coerência, é compromisso''.René Teixeira Barreira, magnífico reitor da Universidade Federal do Ceará – UFC
De Fortaleza, Dalwton Moura