Chávez acusa EUA de conspirarem com a oligarquia venezuelana

O presidente Hugo Chávez acusou neste domingo (20/8) o governo dos Estados Unidos de “conspirar em aliança com a oligarquia” venezuelana, ao comentar a nomeação de Jack Patrick Maher como diretor especial de inteligência americana para Cuba e Venezuela.


“Trata-se de um escritório que recolherá mais informação precisa. Em Cuba falam da era pós-Fidel e da morte de Fidel. Na Venezuela pensam na queda de Chávez e pretendem utilizar a conjuntura eleitoral para repetir 2002 [quando um golpe de Estado tentou retirá-lo do poder]”, disse o presidente.



Chávez será candidato na eleição marcada para 3 de dezembro, em que a oposição venezuelana apresentou a candidatura do governador do Estado de Zulia, Manuel Rosales.



Em seu programa dominical de rádio e TV “Alô, Presidente”, Chávez assegurou que “a oligarquia venezuelana agora disfarça e diz que vai participar da campanha eleitoral, mas alguns pretendem regressar a 2002”.



“Não vamos permitir que o império e seus lacaios nos levem de novo ao grau de desestabilização de 2002. Faço um pedido às correntes que acreditam na democracia: não façam o mesmo que fizeram em dezembro passado, porque é parte do jogo desestabilizador”, insistiu.



Fidel



Durante o programa, Chávez apresentou um vídeo sobre sua relação com Fidel Castro, a quem chamou de “pai”, com imagens de seu último encontro com o líder cubano, há uma semana.



Também mostrou imagens de encontros anteriores: a primeira viagem de Chávez a Havana, em 1994, e a recente visita dos dois líderes à casa onde Ernesto Che Guevara passou a infância na Argentina.