Grande ato em defesa da cultura marca a campanha da Coligação Goiás na Frente neste sábado

O sol forte não foi o bastante para desanimar as dezenas de pessoas que estiveram manifestando sua vontade político-cultural neste sábado enfrente ao Teatro Goiânia, localizado no centro da capital do Estado. Discurso dos candidatos, caminhada e apresenta




Um grande ato político em defesa da cultura no estado de Goiás. Assim pode ser resumido o evento em favor da construção da Vila Cultural, realizado pela Coligação Goiás na Frente, neste sábado (19/08), às 9 horas, em frente ao Teatro Goiânia – referência do estilo arquitetônico art déco na capital goiana. Participaram do ato os candidatos majoritários – Barbosa Neto (candidato à Governador), Valdi Camárcio (candidato à Vice) e Aldo Arantes (candidato à Senador) – Fábio Tokarski, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembléia Legislativa e candidato a deputado federal; além de diversos candidatos à Estadual, agentes culturais, representantes dos estudantes, do movimento feminista, populares e militantes partidários.


''Enquanto os outros candidatos ao Governo propõem asfaltar até rios no estado, nós, da Coligação Goiás na Frente, queremos abrir uma vasta avenida nos corações e mentes dos goianos'', afirmou Fábio Tokarski, destacando que cultura não deve ser tratada como um gasto, mas como investimento produtivo. Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Tokarski dedica-se, desde o seu primeiro mandato como vereador na Câmara Municipal de Goiânia, à valorização da cultura e da educação como forma de promover transformações na sociedade visando à construção de um mundo mais digno, humano, justo e fraterno para todos os cidadãos.


Aldo Arantes, que em sua militância no movimento estudantil participou da fundação do histórico Centro Popular de Cultura (CPC) em 1961, como presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), enfatizou a importância da cultura na formação da identidade de um povo e chamou a atenção para o processo imperialista de dominação dos Estados Unidos que ocorre através dos mais diversos produtos da indústria cultural – música, filmes, vídeos-game e outros. A idéia de lutar para que a cultura seja colocada como prioridade no Estado foi reforçada pelo candidato à Vice, Valdi Camárcio que, além de médico, é professor da Universidade Federal de Goiás.


Vila Cultural


O governadoriável Barbosa Neto explicou que a Vila Cultural é um projeto de sua autoria enquanto Deputado Federal e, por falta de ''vontade política'', a proposta não foi executada. Como Governador de Goiás, pretende ser parceiro do Município para implantar o projeto que beneficia não só a área cultural, mas a revitalização do Centro da Capital ressaltando, inclusive, seu potencial turístico. De acordo com ele, o Projeto Vila Cultural consiste na construção de um amplo complexo cultural, com a criação do primeiro museu art déco da América Latina, que interligaria a região do Teatro Goiânia à periferia da cidade. ''A iniciativa pretende reconhecer o modelo arquitetônico que foi construído em Goiânia e mostrar ao Brasil e para o mundo que nós temos história'', completa.


Apresentação cultural e caminhada simbólica


A apresentação da peça ''O Filho que matou a mãe na sexta-feira da paixão com o pau de macaxeira'', do Grupo Teatral Tchau e Bença, durante o ato político demonstrou que a Coligação Goiás na Frente valoriza a cultura na prática e a coloca como uma prioridade para a sua gestão. Uma caminhada simbólica ao redor do quarteirão onde localiza-se o Teatro Goiânia – liderada pela filha caçula do governadoriável, Fernanda Barbosa – marcou o encerramento da manifestação em prol da Vila Cultural.





De Goiânia,
Carolina Skorupski