Perfil do eleitor

Homem, entre e 16 e 34 anos. Esta a característica da maior faixa do eleitorado tocantinense. Foi o destaque da imprensa no fim de semana. Leia a resenha feita por Carlos Pompe

Jornal do Tocantins


 


Agenda dos candidatos Siqueira Campos esteve nas cidades de Praia Norte, Carrasco Bonito, Sampaio e Axixá, Maurilândia, Itaguatins e Araguatins. Marcelo Miranda (PMDB) esteve em Tocantinópolis. Leomar Quintanilha (PCdoB) visitou Taquaralto. 


 


Perfil do eleitor A maior fatia do eleitorado tocantinense tem por características ser homem, entre 16 e 34 anos, não-filiado a partido e com nível de escolaridade entre analfabetos e 1º grau incompleto (51% dos votantes: 450.014 eleitores de 882.728). Ao contrário da regra nacional, no Tocantins a maioria dos eleitores é formada de homens: são 452.099 (51,27%). No Brasil são 48% (60,8 milhões) de homens e 52% de mulheres (64,8 milhões). Na época da criação do Estado, em 1989, milhares de homens vieram para cá para trabalhar nos canteiros de obras. Em 2002, eram 785.396 eleitores, número que subiu para 882.728 em 2006 (aumento de 12,4%). O conjunto de eleitores tocantinenses significa 67,6% do total da população estadual, que hoje é de 1,3 milhão. Em 2002 concorreram 383 candidatos, este ano concorrem 441 (crescimento de 13%). Dos eleitores tocantinenses (0,7% do eleitorado nacional), 13,87% são filiados a partido (cerca de 122 mil: PMDB, 23.814 filiados; PFL, 19,817; PP, 18.716). Os três maiores colégios eleitorais são Palmas (122. 343 eleitores), Araguaína (83.416) e Gurupi (47.918). 35 Zonas Eleitorais abrangem os 139 municípios. Os menores colégios eleitorais são Tupirama (1.109 eleitores) Lavandeira (1.118), São Félix (1.187), Chapada de Areia (1.335) e Crixás (1.344).


 


Violência contra a mulher De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), 14 mulheres são agredidas diariamente no Tocantins. O número de vítimas chegou a 2.089 de janeiro a maio deste ano, 15% a mais do que o registrado no mesmo período de 2005.


 


Mortandade de peixes na Capital será investigada Um problema percebido no início da manhã de ontem às margens do córrego Brejo Comprido, no Centro de Palmas, causou a morte de dezenas de peixes. Os animais foram encontrados por moradores da área. Eles informaram ainda que, no ano passado houve mortandade semelhante, mas com maior número de peixes. A Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipama) da Capital recolheu na tarde de ontem amostras da água e dos peixes.


 


Apicultores de Palmas comemoram 1ª extração Apicultores do Assentamento Entre Rios estão realizando a primeira extração de mel da produção. Integrados através da Cooperativa de Apicultores de Palmas, os 79 associados esperam extrair entre quatro a seis toneladas do produto. Trinta e cinco trabalhadores foram financiados em novembro do ano passado pelo Banco do Povo e hoje comemoram o resultado.


 


Correio Braziliense (21/8)


 


Tocantins – Segundo a pesquisa mais recente do Ibope, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB) lidera com 44%. O governador Marcelo Miranda(PMDB) tem 40%. Há um empate técnicos entre os dois.


 


clebertoledo.com.br


 


Agenda dos candidatos  Marcelo Miranda não tem agenda como candidato. Elísio Gonçalves (PSOL) visita creches, abrigos de idosos, a Casa 8 de Março, algumas chácaras da Capital, e algumas famílias em Taquaralto. Capitão Célio Azevedo (PSDC) não tem agenda definida. Siqueira Campos recebe lideranças em seu escritório. A Assessoria de Comunicação do candidato a governador, Leomar Quintanilha (PCdoB) não passou a agenda para esta segunda-feira.


 


Para comunistas e setores do PT, Alan não quer saber da campanha de Leomar Os comunistas e setores petistas acreditam que o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero, está aproveitando o fato de ser coordenador político da campanha de Lula para fugir da campanha de Leomar Quintanilha (PCdoB). Segundo essas fontes, Alan está procurando ficar o mais distante possível de Leomar. Para esses insatisfeitos, o reitor da UFT é marcelista de carteirinha. A gota d`água da irritação ocorreu no sábado à noite, quando o PT reuniu seus dirigentes de órgãos federais, na Câmara da Capital. Segundo comunistas, Alan deixou a reunião assim que Leomar entrou no prédio. Para eles, uma coisa tem a ver com a outra.


 


Ronaldo Dimas se reúne com assentados de Nova Olinda O candidato a vice-governador da União do Tocantins, esteve com famílias de assentados rurais do Projeto de Assentamento Água Branca, no município de Nova Olinda.