Constituinte boliviana: governo e oposição entram em acordo
Após inúmeras sessões, oposicionistas e governistas chegaram nesta segunda-feira (21/8) a um acordo para formar a comissão que vai elaborar o regimento da Assembléia Constituinte da Bolívia.
Publicado 22/08/2006 11:14
O protesto das forças conservadoras de oposição, que se disseram discriminadas na comissão redatora do regimento, foi superado com um aumento do número de membros do grupo.
De acordo com a decisão divulgada, o governista Movimento Ao Socialismo (MAS) terá 12 representantes, enquanto os 15 partidos da oposição irão dividir as 11 cadeiras restantes.
Avanço positivo
O chefe do Movimento Nacionalista Revolucionário na Constituinte, Guillermo Richter, declarou que o acordo “é um avanço substancial e positivo, que deve levar a um regimento de consenso”.
A comissão redatora do regimento interno da Assembléia, que começará seu trabalho nesta terça-feira, deve apresentar seu relatório na quinta-feira.
Os delegados agora discutirão se a Assembléia aprovará suas decisões por maioria absoluta, ou metade mais um de seus integrantes (128), como insiste o MAS, ou por dois terços (170), como exige grande parte da oposição.